Travões

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Travões

Mensagem  Bernardo em Seg 04 Mar 2013, 19:45

Pessoal ando com esta duvida ja a algum tempo. Sempre que mudar de pastilhas preciso de sangrar os travoes e mudar lhe o oleo? Acham que e coisa que se possa fazer em casa ou deve ser feita por um mecanico?

Bernardo

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Re: Travões

Mensagem  whiteryno111 em Seg 04 Mar 2013, 20:31

Depende da tua habilidade, se sabes o que estás a fazer é rapidíssimo, se não se calhar é melhor deixar com quem sabe porque podes-te enganar nalguma coisa e depois ela pode não querer parar Smile
O óleo se já lá estiver à muito tempo e tiver uma cor torrada é para vir fora, se ainda estiver claro está bom ou se souberes a ultima vez que levou melhor.
Caso esteja bom, não é preciso sangrar nada, saca-se a pinça, desaparafusa-se o veio saca-se as pastilhas velhas, empurram-se os embolos para tras, metem-se as novas, enrosca-se o veio, aperta-se à bainha e ta bom, agora não faças como o outro que nem bombeou na manete e arrancou à maluco...

whiteryno111

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Re: Travões

Mensagem  Bernardo em Ter 05 Mar 2013, 15:31

whiteryno111 escreveu:Depende da tua habilidade, se sabes o que estás a fazer é rapidíssimo, se não se calhar é melhor deixar com quem sabe porque podes-te enganar nalguma coisa e depois ela pode não querer parar Smile
O óleo se já lá estiver à muito tempo e tiver uma cor torrada é para vir fora, se ainda estiver claro está bom ou se souberes a ultima vez que levou melhor.
Caso esteja bom, não é preciso sangrar nada, saca-se a pinça, desaparafusa-se o veio saca-se as pastilhas velhas, empurram-se os embolos para tras, metem-se as novas, enrosca-se o veio, aperta-se à bainha e ta bom, agora não faças como o outro que nem bombeou na manete e arrancou à maluco...

Obrigado! acho que vai ter mesmo de ir po mecanico Wink pq eu ainda nao percebo muito de mecanica Razz mas pronto ja fiquei mais ou menos a saber a teoria!

Bernardo

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Re: Travões

Mensagem  Caetano em Ter 05 Mar 2013, 16:02

Bernardo escreveu:
whiteryno111 escreveu:Depende da tua habilidade, se sabes o que estás a fazer é rapidíssimo, se não se calhar é melhor deixar com quem sabe porque podes-te enganar nalguma coisa e depois ela pode não querer parar Smile
O óleo se já lá estiver à muito tempo e tiver uma cor torrada é para vir fora, se ainda estiver claro está bom ou se souberes a ultima vez que levou melhor.
Caso esteja bom, não é preciso sangrar nada, saca-se a pinça, desaparafusa-se o veio saca-se as pastilhas velhas, empurram-se os embolos para tras, metem-se as novas, enrosca-se o veio, aperta-se à bainha e ta bom, agora não faças como o outro que nem bombeou na manete e arrancou à maluco...

Obrigado! acho que vai ter mesmo de ir po mecanico Wink pq eu ainda nao percebo muito de mecanica Razz mas pronto ja fiquei mais ou menos a saber a teoria!

Em video:


Agora depende da mota, e da pinça que tens, mas o processo é basicamente o mesmo.

Caetano

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Re: Travões

Mensagem  Jomba em Sex 03 Maio 2013, 20:12

Pessoal, preciso de ajuda!
Tive que desmontar a roda da frente para tirar as forquetas (mandei trocar os vedantes) e agora ia para montar o travão mas tinha as pastilhas encostadas...
Tirei as pastilhas e montei o travão.
Agora tenho que afastar os embolos e voltar a por as pastilhas.
A minha questão é: será que consigo meter as pastilhas e os "arames" novamente sem fazer asneira? Será que vou ter que sangrar o travão? Pelo que li aqui pode não ser tão simples...
Como nunca troquei o óleo dos travões (em 3 anos e cerca de 2000 kms...) não será melhor levar a mota a uma oficina e pedir para me trocar o óleo e por as pastilhas no sítio?

Jomba

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Re: Travões

Mensagem  Caetano em Sex 03 Maio 2013, 20:32

Jomba escreveu:Pessoal, preciso de ajuda!
Tive que desmontar a roda da frente para tirar as forquetas (mandei trocar os vedantes) e agora ia para montar o travão mas tinha as pastilhas encostadas...
Tirei as pastilhas e montei o travão.
Agora tenho que afastar os embolos e voltar a por as pastilhas.
A minha questão é: será que consigo meter as pastilhas e os "arames" novamente sem fazer asneira? Será que vou ter que sangrar o travão? Pelo que li aqui pode não ser tão simples...
Como nunca troquei o óleo dos travões (em 3 anos e cerca de 2000 kms...) não será melhor levar a mota a uma oficina e pedir para me trocar o óleo e por as pastilhas no sítio?

Mudar o óleo dos travões não é nada do outro mundo, é algo que se pode fazer em casa sem muita dificuldade.
Em relação a abrir os êmbolos, basta meteres as pastilhas, abrires o reservatório do óleo no guiador, e com uma chave de fendas, entres as pastilhas forçares um bocadinho que os êmbolos recolhem.


Tens aqui o vídeo para sangrar o travão frente:


Caetano

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Re: Travões

Mensagem  Jomba em Sex 03 Maio 2013, 21:08

Obrigado pela dica!

Abri a tampa copo do óleo e com uma chave de fendas consegui facilmente abri um dos embolos sem fazer muita força, mas o outro não mexe! Estou com receio de fazer muita força e danificar o embolo ou o disco... Algum palpite?

Jomba

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Re: Travões

Mensagem  Caetano em Sex 03 Maio 2013, 21:14

Jomba escreveu:Obrigado pela dica!

Abri a tampa copo do óleo e com uma chave de fendas consegui facilmente abri um dos embolos sem fazer muita força, mas o outro não mexe! Estou com receio de fazer muita força e danificar o embolo ou o disco... Algum palpite?

Assim de repente, tenta voltando a fechar a tampa do copo do óleo travar com o travão da frente a ver se o embolo se mexe mais para for, pode ser que depois queira ir para dentro. hmmmm

Caetano

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Re: Travões

Mensagem  Jomba em Sex 03 Maio 2013, 21:31

Fechei a tampa do copo e travei milhentas vezes e o óleo não chega ao copo...

Acho estranho porque não verti óleo nenhum e também não está a babar em lado nenhum! Logo, se antes tinha óleo ele ainda lá está, não percebo porque é que não consigo fazê-lo chegar ao copo.

Jomba

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Re: Travões

Mensagem  Caetano em Sex 03 Maio 2013, 21:37

Jomba escreveu:Fechei a tampa do copo e travei milhentas vezes e o óleo não chega ao copo...

Acho estranho porque não verti óleo nenhum e também não está a babar em lado nenhum! Logo, se antes tinha óleo ele ainda lá está, não percebo porque é que não consigo fazê-lo chegar ao copo.

O nível é normal baixar.
Tens as pastilhas novas??
O nível do óleo deve estar no máximo quando pões pastilhas novas, conforme vamos andando/ gastando as pastilhas o óleo vai baixando.
Quando empurras-t o embolo para dentro o óleo subi-o certo?
Quando tiveres os 2 êmbolos para dentro o nível deve estar no máximo ou muito perto disso.
Não tenho a certeza mas acho que com o aquecimento o óleo pode ir libertando vapores e ir baixando de nível scratch

Caetano

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Re: Travões

Mensagem  Jomba em Sex 03 Maio 2013, 21:54

Não, os embolos como estavam fechados montei o travão sem as pastilhas, dos 4 embolos apenas 1 ainda está fechado, os outros abriram bem.

As pastilhas não são novas, vou montar as mesmas porque ainda têm muito por gastar

Jomba

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Re: Travões

Mensagem  Caetano em Sex 03 Maio 2013, 22:12

Jomba escreveu:Não, os embolos como estavam fechados montei o travão sem as pastilhas, dos 4 embolos apenas 1 ainda está fechado, os outros abriram bem.

As pastilhas não são novas, vou montar as mesmas porque ainda têm muito por gastar

Com as pastilhas montadas, sem a roda no sito não consegues pôr a chave de fendas, na ranhura onde deveria estar o disco e forçar a abertura dos êmbolos?? hmmmm

Caetano

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Re: Travões

Mensagem  Jomba em Sex 03 Maio 2013, 22:17

Amanhā desmonto o travão e tento abrir o embolo, pelo menos não corro o risco de empenar o disco.

No manual diz que a troca das pastilhas se faz com o travão no sítio, se conseguir abrir o embolo, meto o travão no sítio e depois tento meter as pastilhas.

Jomba

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Re: Travões

Mensagem  Caetano em Sex 03 Maio 2013, 22:22

Jomba escreveu:Amanhā desmonto o travão e tento abrir o embolo, pelo menos não corro o risco de empenar o disco.

No manual diz que a troca das pastilhas se faz com o travão no sítio, se conseguir abrir o embolo, meto o travão no sítio e depois tento meter as pastilhas.

O que eu queria dizer era para tentares algo deste género...


Caetano

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Re: Travões

Mensagem  Jomba em Sab 04 Maio 2013, 20:43

Pastilhas e travão no sítio!

Mas continuo sem conseguir "ferrar" o travão, o copo tem óleo mas não chega à marca do mínimo...

Vou acrescentar óleo e tentar novamente.

Que tipo e marca de óleo aconselham?

Jomba

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Re: Travões

Mensagem  Caetano em Sab 04 Maio 2013, 20:51

Jomba escreveu:Pastilhas e travão no sítio!

Mas continuo sem conseguir "ferrar" o travão, o copo tem óleo mas não chega à marca do mínimo...

Vou acrescentar óleo e tentar novamente.

Que tipo e marca de óleo aconselham?

Eu quando mudar na minha(já o devia ter feito Embarassed ) vou pôr MOTOREX, é a marca que está associada á KTM, atenção é ao DOT, de for 4 podes por o 5.1, mas se for 5.1 não ponhas o 4 que dás cabo da bomba.

Mas se travares varias vezes não sentes o travão rijo?
Se não sentires o travão rijo possivelmente tens ar dentro do tubo e quando adicionares o óleo tens de purgar/sangrar o travão

Caetano

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Re: Travões

Mensagem  nunoafonso em Dom 05 Maio 2013, 21:01

boas amigos voces tao a baralhar isto tudo
a questao dos oleos quatnto mais elevado for o numero do dot mais elevado e o seu ponto de ebuliçao ou seja mais dificilmente ficao sem travoes (isto no caso de utilizacoes extremas)
a questao dos embolos e simples tu quando vais mudar as pastilhas e nao mudas o oleo e so abrires o/ os embolo/s com alguma ferramenta (embora haja ferramenta especifica) e metes as pastilhas novas e so depois de isso tudo montado e de travares varias vezes e ai e que acrescentas oleo caso nessecario.
no teu caso de so 1 embolo ir para dentro e o outro nao e porque o outro esta preso muito provavelmente tem o guarda pos routo mas nao acrescentes mais oleo nem nada disso eu fazia de 2 maneiras ou forcava esse mesmo embolo a ir para dentro com um torno ou algo do genero ou entao (maneira mais complicada ) tiras a pinça tiras as pastilhas e travas ate que os 2 embolos saltem para fora (atencao que podem sair com bastante forca) depois vez se os guarda pos e os vedantes entao todos bons se sim tiras o oleo todo da pinca lubrificas os vedantes e com geitinho metes os 2 embolos para dentro e depois sangras o sistema de novo no fim.
para sangrares enches o copo de oleo e abres a purga, travas muitas vezes ate que saia oleo sem bolhas de ar e depois metes o oleo do copo no nivel maximo e fecas tudo.
espero ter ajudado
se tiver muito confuso digao
abraço

nunoafonso

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Re: Travões

Mensagem  Caetano em Qua 08 Maio 2013, 12:18

Obrigado Nuno, pelo esclarecimento.
Estou sempre disposto a ouvir/aprender com quem sabe mais do que eu thumbup thumbup thumbup thumbup
Em relação ao DOT do óleo, não sabia que tinha que vêr com a temperatura, só sabia que não se podia meter o que não fosse recomendado hmmmm


Então Jomba, já conseguis-t solucionar a cena do travão.

Caetano

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Re: Travões

Mensagem  nunoafonso em Dom 12 Maio 2013, 12:41

ya o dot tem a ver com o ponto de ebolicao.
tu ao aplicares pressao nos travoes tas a fazer as pastilhas roçarem no disco ,e isso, gera calor e ai quanto mais alto for o dot mais temperatura aguenta e nao entra em eboliçao logo nao cria bolhas de ar no circuito logo nao tens tendecia para "ficar sem travoes", ah e isto tambem e valido para oleos velhos , os oleos velhos ficam com um ponto de ebolicao mais baixo.
ja agora o ideal e mudar o oleo sempre no maximo de 2 em 2 anos
e eu so estero ajudar
alguma duvida digam Very Happy

nunoafonso

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Re: Travões

Mensagem  Jomba em Dom 12 Maio 2013, 18:01

Caetano escreveu:
Então Jomba, já conseguis-t solucionar a cena do travão.

Não, já acrescentei óleo e tentei ferrar o travão mas não consigo, tenho ar no circuito. Mas como comprei pneus novos e vou ter que levar a mota para os trocar aproveito e peço-lhes para ferrar o travão.

Jomba

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Re: Travões

Mensagem  gonga em Dom 12 Maio 2013, 19:44

Jomba escreveu:
Caetano escreveu:
Então Jomba, já conseguis-t solucionar a cena do travão.

Não, já acrescentei óleo e tentei ferrar o travão mas não consigo, tenho ar no circuito. Mas como comprei pneus novos e vou ter que levar a mota para os trocar aproveito e peço-lhes para ferrar o travão.

Quando injectas no travão tens de ter a purga fechada e abrir a purga com a manete pressionada até deixar ir ao fundo. Wink

gonga

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Re: Travões

Mensagem  Jomba em Dom 12 Maio 2013, 21:23

gonga escreveu:
Quando injectas no travão tens de ter a purga fechada e abrir a purga com a manete pressionada até deixar ir ao fundo. Wink

Não percebi, consegues explicar melhor? Desculpa lá mas nunca fiz isto antes e ando aqui aos papéis...
Injecto no travão como?
A purga é a porca lá em baixo no fim do cabo do travão?

Jomba

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Re: Travões

Mensagem  gonga em Dom 12 Maio 2013, 21:52

Jomba escreveu:
gonga escreveu:
Quando injectas no travão tens de ter a purga fechada e abrir a purga com a manete pressionada até deixar ir ao fundo. Wink

Não percebi, consegues explicar melhor? Desculpa lá mas nunca fiz isto antes e ando aqui aos papéis...
Injecto no travão como?
A purga é a porca lá em baixo no fim do cabo do travão?

Carregas na manete varias vezes até ganhar pressão, deixas estar a carregar na manete e abres ao mesmo tempo o parafuso de purga que está na pinça de travão (normalmente tem uma capa de borracha por cima e retiras a capa), deixas a manete ir ao fundo e fechas o parafuso de purga, fazes varias vezes até deixar de sair ar. O nível de oleo numca pode baixar do mínimo.

Não vi o video todo mas deve ser isso. Laughing (Existem vários metodos)
http://www.youtube.com/watch?v=tflWI-ieCpA

gonga

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Re: Travões

Mensagem  Jomba em Dom 12 Maio 2013, 22:03

gonga escreveu:
Carregas na manete varias vezes até ganhar pressão [...] O nível de oleo nunca pode baixar do mínimo.

Pois, o problema é que pus-me com invenções e desferrei o travão... Já carreguei na manete milhentas vezes e não ganha pressão.

Jomba

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Re: Travões

Mensagem  pedrowr125x em Dom 12 Maio 2013, 22:04

Jomba escreveu:
gonga escreveu:
Carregas na manete varias vezes até ganhar pressão [...] O nível de oleo nunca pode baixar do mínimo.

Pois, o problema é que pus-me com invenções e desferrei o travão... Já carreguei na manete milhentas vezes e não ganha pressão.
jomba tens de sangrar o sistema varias vezes completamente, deves ter o sistema cheio de ar. Wink

pedrowr125x

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Re: Travões

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