Travões

:: Geral :: Geral

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Travões

Mensagem  Bernardo em Seg 04 Mar 2013, 19:45

Pessoal ando com esta duvida ja a algum tempo. Sempre que mudar de pastilhas preciso de sangrar os travoes e mudar lhe o oleo? Acham que e coisa que se possa fazer em casa ou deve ser feita por um mecanico?

Bernardo

Re: Travões

Mensagem  whiteryno111 em Seg 04 Mar 2013, 20:31

Depende da tua habilidade, se sabes o que estás a fazer é rapidíssimo, se não se calhar é melhor deixar com quem sabe porque podes-te enganar nalguma coisa e depois ela pode não querer parar Smile
O óleo se já lá estiver à muito tempo e tiver uma cor torrada é para vir fora, se ainda estiver claro está bom ou se souberes a ultima vez que levou melhor.
Caso esteja bom, não é preciso sangrar nada, saca-se a pinça, desaparafusa-se o veio saca-se as pastilhas velhas, empurram-se os embolos para tras, metem-se as novas, enrosca-se o veio, aperta-se à bainha e ta bom, agora não faças como o outro que nem bombeou na manete e arrancou à maluco...

whiteryno111

Mensagem  Bernardo em Ter 05 Mar 2013, 15:31

whiteryno111 escreveu:Depende da tua habilidade, se sabes o que estás a fazer é rapidíssimo, se não se calhar é melhor deixar com quem sabe porque podes-te enganar nalguma coisa e depois ela pode não querer parar Smile
O óleo se já lá estiver à muito tempo e tiver uma cor torrada é para vir fora, se ainda estiver claro está bom ou se souberes a ultima vez que levou melhor.
Caso esteja bom, não é preciso sangrar nada, saca-se a pinça, desaparafusa-se o veio saca-se as pastilhas velhas, empurram-se os embolos para tras, metem-se as novas, enrosca-se o veio, aperta-se à bainha e ta bom, agora não faças como o outro que nem bombeou na manete e arrancou à maluco...

Obrigado! acho que vai ter mesmo de ir po mecanico Wink pq eu ainda nao percebo muito de mecanica Razz mas pronto ja fiquei mais ou menos a saber a teoria!

Bernardo

Mensagem  Caetano em Ter 05 Mar 2013, 16:02

Bernardo escreveu:
whiteryno111 escreveu:Depende da tua habilidade, se sabes o que estás a fazer é rapidíssimo, se não se calhar é melhor deixar com quem sabe porque podes-te enganar nalguma coisa e depois ela pode não querer parar Smile

Obrigado! acho que vai ter mesmo de ir po mecanico Wink pq eu ainda nao percebo muito de mecanica Razz mas pronto ja fiquei mais ou menos a saber a teoria!

Em video:

Agora depende da mota, e da pinça que tens, mas o processo é basicamente o mesmo.

Caetano

Mensagem  Jomba em Sex 03 Maio 2013, 20:12

Pessoal, preciso de ajuda!
Tive que desmontar a roda da frente para tirar as forquetas (mandei trocar os vedantes) e agora ia para montar o travão mas tinha as pastilhas encostadas...
Tirei as pastilhas e montei o travão.
Agora tenho que afastar os embolos e voltar a por as pastilhas.
A minha questão é: será que consigo meter as pastilhas e os "arames" novamente sem fazer asneira? Será que vou ter que sangrar o travão? Pelo que li aqui pode não ser tão simples...
Como nunca troquei o óleo dos travões (em 3 anos e cerca de 2000 kms...) não será melhor levar a mota a uma oficina e pedir para me trocar o óleo e por as pastilhas no sítio?

Jomba

Mensagem  Caetano em Sex 03 Maio 2013, 20:32

Jomba escreveu:Pessoal, preciso de ajuda!
Tive que desmontar a roda da frente para tirar as forquetas (mandei trocar os vedantes) e agora ia para montar o travão mas tinha as pastilhas encostadas...
Tirei as pastilhas e montei o travão.
Agora tenho que afastar os embolos e voltar a por as pastilhas.
A minha questão é: será que consigo meter as pastilhas e os "arames" novamente sem fazer asneira? Será que vou ter que sangrar o travão? Pelo que li aqui pode não ser tão simples...
Como nunca troquei o óleo dos travões (em 3 anos e cerca de 2000 kms...) não será melhor levar a mota a uma oficina e pedir para me trocar o óleo e por as pastilhas no sítio?

Mudar o óleo dos travões não é nada do outro mundo, é algo que se pode fazer em casa sem muita dificuldade.
Em relação a abrir os êmbolos, basta meteres as pastilhas, abrires o reservatório do óleo no guiador, e com uma chave de fendas, entres as pastilhas forçares um bocadinho que os êmbolos recolhem.

Tens aqui o vídeo para sangrar o travão frente:

Caetano

Mensagem  Jomba em Sex 03 Maio 2013, 21:08

Obrigado pela dica!

Abri a tampa copo do óleo e com uma chave de fendas consegui facilmente abri um dos embolos sem fazer muita força, mas o outro não mexe! Estou com receio de fazer muita força e danificar o embolo ou o disco... Algum palpite?

Jomba

Mensagem  Caetano em Sex 03 Maio 2013, 21:14

Jomba escreveu:Obrigado pela dica!

Abri a tampa copo do óleo e com uma chave de fendas consegui facilmente abri um dos embolos sem fazer muita força, mas o outro não mexe! Estou com receio de fazer muita força e danificar o embolo ou o disco... Algum palpite?

Assim de repente, tenta voltando a fechar a tampa do copo do óleo travar com o travão da frente a ver se o embolo se mexe mais para for, pode ser que depois queira ir para dentro. hmmmm

Caetano

Mensagem  Jomba em Sex 03 Maio 2013, 21:31

Fechei a tampa do copo e travei milhentas vezes e o óleo não chega ao copo...

Acho estranho porque não verti óleo nenhum e também não está a babar em lado nenhum! Logo, se antes tinha óleo ele ainda lá está, não percebo porque é que não consigo fazê-lo chegar ao copo.

Jomba

Mensagem  Caetano em Sex 03 Maio 2013, 21:37

Jomba escreveu:Fechei a tampa do copo e travei milhentas vezes e o óleo não chega ao copo...

Acho estranho porque não verti óleo nenhum e também não está a babar em lado nenhum! Logo, se antes tinha óleo ele ainda lá está, não percebo porque é que não consigo fazê-lo chegar ao copo.

O nível é normal baixar.
Tens as pastilhas novas??
O nível do óleo deve estar no máximo quando pões pastilhas novas, conforme vamos andando/ gastando as pastilhas o óleo vai baixando.
Quando empurras-t o embolo para dentro o óleo subi-o certo?
Quando tiveres os 2 êmbolos para dentro o nível deve estar no máximo ou muito perto disso.
Não tenho a certeza mas acho que com o aquecimento o óleo pode ir libertando vapores e ir baixando de nível scratch

Caetano

Mensagem  Jomba em Sex 03 Maio 2013, 21:54

Não, os embolos como estavam fechados montei o travão sem as pastilhas, dos 4 embolos apenas 1 ainda está fechado, os outros abriram bem.

As pastilhas não são novas, vou montar as mesmas porque ainda têm muito por gastar

Jomba

Mensagem  Caetano em Sex 03 Maio 2013, 22:12

Jomba escreveu:Não, os embolos como estavam fechados montei o travão sem as pastilhas, dos 4 embolos apenas 1 ainda está fechado, os outros abriram bem.

As pastilhas não são novas, vou montar as mesmas porque ainda têm muito por gastar

Com as pastilhas montadas, sem a roda no sito não consegues pôr a chave de fendas, na ranhura onde deveria estar o disco e forçar a abertura dos êmbolos?? hmmmm

Caetano

Mensagem  Jomba em Sex 03 Maio 2013, 22:17

Amanhā desmonto o travão e tento abrir o embolo, pelo menos não corro o risco de empenar o disco.

No manual diz que a troca das pastilhas se faz com o travão no sítio, se conseguir abrir o embolo, meto o travão no sítio e depois tento meter as pastilhas.

Jomba

Mensagem  Caetano em Sex 03 Maio 2013, 22:22

Jomba escreveu:Amanhā desmonto o travão e tento abrir o embolo, pelo menos não corro o risco de empenar o disco.

No manual diz que a troca das pastilhas se faz com o travão no sítio, se conseguir abrir o embolo, meto o travão no sítio e depois tento meter as pastilhas.

O que eu queria dizer era para tentares algo deste género...

Caetano

Mensagem  Jomba em Sab 04 Maio 2013, 20:43

Pastilhas e travão no sítio!

Mas continuo sem conseguir "ferrar" o travão, o copo tem óleo mas não chega à marca do mínimo...

Vou acrescentar óleo e tentar novamente.

Que tipo e marca de óleo aconselham?

Jomba

Mensagem  Caetano em Sab 04 Maio 2013, 20:51

Jomba escreveu:Pastilhas e travão no sítio!

Mas continuo sem conseguir "ferrar" o travão, o copo tem óleo mas não chega à marca do mínimo...

Vou acrescentar óleo e tentar novamente.

Que tipo e marca de óleo aconselham?

Eu quando mudar na minha(já o devia ter feito Embarassed ) vou pôr MOTOREX, é a marca que está associada á KTM, atenção é ao DOT, de for 4 podes por o 5.1, mas se for 5.1 não ponhas o 4 que dás cabo da bomba.

Mas se travares varias vezes não sentes o travão rijo?
Se não sentires o travão rijo possivelmente tens ar dentro do tubo e quando adicionares o óleo tens de purgar/sangrar o travão

Caetano

Mensagem  nunoafonso em Dom 05 Maio 2013, 21:01

boas amigos voces tao a baralhar isto tudo
a questao dos oleos quatnto mais elevado for o numero do dot mais elevado e o seu ponto de ebuliçao ou seja mais dificilmente ficao sem travoes (isto no caso de utilizacoes extremas)
a questao dos embolos e simples tu quando vais mudar as pastilhas e nao mudas o oleo e so abrires o/ os embolo/s com alguma ferramenta (embora haja ferramenta especifica) e metes as pastilhas novas e so depois de isso tudo montado e de travares varias vezes e ai e que acrescentas oleo caso nessecario.
no teu caso de so 1 embolo ir para dentro e o outro nao e porque o outro esta preso muito provavelmente tem o guarda pos routo mas nao acrescentes mais oleo nem nada disso eu fazia de 2 maneiras ou forcava esse mesmo embolo a ir para dentro com um torno ou algo do genero ou entao (maneira mais complicada ) tiras a pinça tiras as pastilhas e travas ate que os 2 embolos saltem para fora (atencao que podem sair com bastante forca) depois vez se os guarda pos e os vedantes entao todos bons se sim tiras o oleo todo da pinca lubrificas os vedantes e com geitinho metes os 2 embolos para dentro e depois sangras o sistema de novo no fim.
para sangrares enches o copo de oleo e abres a purga, travas muitas vezes ate que saia oleo sem bolhas de ar e depois metes o oleo do copo no nivel maximo e fecas tudo.
espero ter ajudado
se tiver muito confuso digao
abraço

nunoafonso

Mensagem  Caetano em Qua 08 Maio 2013, 12:18

Obrigado Nuno, pelo esclarecimento.
Estou sempre disposto a ouvir/aprender com quem sabe mais do que eu thumbup thumbup thumbup thumbup
Em relação ao DOT do óleo, não sabia que tinha que vêr com a temperatura, só sabia que não se podia meter o que não fosse recomendado hmmmm

Então Jomba, já conseguis-t solucionar a cena do travão.

Caetano

Mensagem  nunoafonso em Dom 12 Maio 2013, 12:41

ya o dot tem a ver com o ponto de ebolicao.
tu ao aplicares pressao nos travoes tas a fazer as pastilhas roçarem no disco ,e isso, gera calor e ai quanto mais alto for o dot mais temperatura aguenta e nao entra em eboliçao logo nao cria bolhas de ar no circuito logo nao tens tendecia para "ficar sem travoes", ah e isto tambem e valido para oleos velhos , os oleos velhos ficam com um ponto de ebolicao mais baixo.
ja agora o ideal e mudar o oleo sempre no maximo de 2 em 2 anos
e eu so estero ajudar
alguma duvida digam Very Happy

nunoafonso

Mensagem  Jomba em Dom 12 Maio 2013, 18:01

Caetano escreveu:

Não, já acrescentei óleo e tentei ferrar o travão mas não consigo, tenho ar no circuito. Mas como comprei pneus novos e vou ter que levar a mota para os trocar aproveito e peço-lhes para ferrar o travão.

Jomba

Mensagem  gonga em Dom 12 Maio 2013, 19:44

Jomba escreveu:
Caetano escreveu:

Não, já acrescentei óleo e tentei ferrar o travão mas não consigo, tenho ar no circuito. Mas como comprei pneus novos e vou ter que levar a mota para os trocar aproveito e peço-lhes para ferrar o travão.

Quando injectas no travão tens de ter a purga fechada e abrir a purga com a manete pressionada até deixar ir ao fundo. Wink

gonga

Mensagem  Jomba em Dom 12 Maio 2013, 21:23

gonga escreveu:
Quando injectas no travão tens de ter a purga fechada e abrir a purga com a manete pressionada até deixar ir ao fundo. Wink

Não percebi, consegues explicar melhor? Desculpa lá mas nunca fiz isto antes e ando aqui aos papéis...
Injecto no travão como?
A purga é a porca lá em baixo no fim do cabo do travão?

Jomba

Mensagem  gonga em Dom 12 Maio 2013, 21:52

Jomba escreveu:
gonga escreveu:

Não percebi, consegues explicar melhor? Desculpa lá mas nunca fiz isto antes e ando aqui aos papéis...
Injecto no travão como?
A purga é a porca lá em baixo no fim do cabo do travão?

Carregas na manete varias vezes até ganhar pressão, deixas estar a carregar na manete e abres ao mesmo tempo o parafuso de purga que está na pinça de travão (normalmente tem uma capa de borracha por cima e retiras a capa), deixas a manete ir ao fundo e fechas o parafuso de purga, fazes varias vezes até deixar de sair ar. O nível de oleo numca pode baixar do mínimo.

Não vi o video todo mas deve ser isso. Laughing (Existem vários metodos)
http://www.youtube.com/watch?v=tflWI-ieCpA

gonga

Mensagem  Jomba em Dom 12 Maio 2013, 22:03

gonga escreveu:
Carregas na manete varias vezes até ganhar pressão [...] O nível de oleo nunca pode baixar do mínimo.

Pois, o problema é que pus-me com invenções e desferrei o travão... Já carreguei na manete milhentas vezes e não ganha pressão.

Jomba

Mensagem  pedrowr125x em Dom 12 Maio 2013, 22:04

Jomba escreveu:
gonga escreveu:
Carregas na manete varias vezes até ganhar pressão [...] O nível de oleo nunca pode baixar do mínimo.

Pois, o problema é que pus-me com invenções e desferrei o travão... Já carreguei na manete milhentas vezes e não ganha pressão.
jomba tens de sangrar o sistema varias vezes completamente, deves ter o sistema cheio de ar. Wink

pedrowr125x

Mensagem  Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 08:37

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

:: Geral :: Geral

Permissão deste fórum: