Travões

:: Geral :: Geral

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: Travões

Mensagem  gonga em Dom 12 Maio 2013, 22:08

Vai repetindo sempre o procedimento, desde que o nível de óleo não baixe do mínimo e não largues a manete com a purga aberta.

E não te preocupes que não tenha pressão na manete nem saia óleo de inicio.

PS: coloca uma mangueira no parafuso de purga, o oleo de travão é corrosivo e dá cabo da pintura. Wink

gonga

Mensagem  nunoafonso em Seg 13 Maio 2013, 20:29

boas gonga essa maneira nao e a correta para sangrar o sistema de travoes ve o meu post que ta la a explicar como sangrar jomba

nunoafonso

Mensagem  gonga em Seg 13 Maio 2013, 20:33

nunoafonso escreveu:boas gonga essa maneira nao e a correta para sangrar o sistema de travoes ve o meu post que ta la a explicar como sangrar jomba

Ao largares a manete com a purga aberta está sujeito a entrar ar. Ao teres óleo sob pressão só tem um sentido de saída o ar e óleo...pela purga.

gonga

Mensagem  Caetano em Seg 13 Maio 2013, 20:42

Podem sempre fazer um reverse bleed:

Consiste numa seringa com oleo novo que é injectado pela pinça, e removido na bomba, com este metodo não é preciso sangrar, pois o sistema fica logo sem ar no interior.

Caetano

Mensagem  gonga em Seg 13 Maio 2013, 23:11

Caetano escreveu:Podem sempre fazer um reverse bleed:

Consiste numa seringa com oleo novo que é injectado pela pinça, e removido na bomba, com este metodo não é preciso sangrar, pois o sistema fica logo sem ar no interior.

As maquinas de sangrar travões automaticamente nos carros usam esses sistema se não me engano, mas já ouvi dizer que as impurezas que se vão acumulando na pinça de travão ao usar esse método se vão espalhar pelo circuito e sujeito a estragar vedantes.
Se é verdade ou não já não sei.

gonga

Mensagem  R6_Blue em Ter 14 Maio 2013, 10:05

Ja tens tudo montado no sitio? Pastilhas novas e tudo apertado? Entao é o seguinte:

1 reservatorio do oleo cheio ate a linha MAX e sem a tampa.
2 apertas e soltas a manete varias vezes, isto pode demorar BASTANTE ate ganhar pressao na manete.
3 quando notares que a manete começa a ficar dura continuas mais um pouco e uma vez que este dura mantem a manete apertada SEM SOLTAR.
4 agora é quando com a outra mao abres o sangrador que esta na pinça
IMPORTANTE: ao abrires o sangrador a manete vai encostar de lanço ao punho mas tu NUNCA SOLTES A MANETE!!!!! Ao abrires o sangrador nao o deixes aberto mais que 1 ou 2 segundos. abres e sai uma esguichadela de oleo e voltas a fechar bem o sangrador e Agora SIM podes soltar a manete.
CONSELHO: usa uma mangueira dessas de aquario no sangrador porque assim nao sujas nada e veras que ao principio o oleo sai com borbulhas (ar) e quando sair apenas oleo sem borbulhas esta sangrado. Mas isto leva o seu tempo!

Tens que repetir o procedimento: Ganha pressao na manete-mantem manete pressionada-abre sangrador 1 ou 2 seg- fecha bem o sangrador- solta a manete. Inumeras vezes, dependendo da quantidade de ar que existe no circuito.

MUITO IMPORTANTE: DURANTE O PROCESSO O NIVEL DO OLEO VAI DESCENDO E TU DEVES IR ACRESCENTANDO PORQUE SE DEIXAS BAIXAR POR DEBAIXO DO MIN VAI GANHAR AR DE NOVO E TERAS QUE FAZER TUDO OUTRA VEZ. ESTE PASSO E TALVEZ UM DOS MAIS IMPORTANTES DE TODO O PROCESSO!!!

Uma vez que ao abrires o sangrador varias vezes ja so saia oleo sem borbulhas, fechas bem o sangrador, soltas a manetes, metes a mota recta, adicions oleo ate ao MAX, fechas o reservatorio do oleo e voila.

Faz um test ride devagar pela zona para comprovar que esta a travar bem.

Boa sorte.

R6_Blue

Mensagem  Jomba em Ter 14 Maio 2013, 10:47

R6_Blue escreveu:Ja tens tudo montado no sitio? Pastilhas novas e tudo apertado? Entao é o seguinte:

1 reservatorio do oleo cheio ate a linha MAX e sem a tampa.
2 apertas e soltas a manete varias vezes, isto pode demorar BASTANTE ate ganhar pressao na manete.

Boa sorte.

Este bastante é o quê? Apertar a manete 20 vezes? 200 vezes? Eu não me importo de apertar 1000 vezes se necessário, desde que resulte...

Eu já tentei, não estive a contar, mas foram há vontade umas 50 a 100 vezes e nada...

Jomba

Mensagem  R6_Blue em Ter 14 Maio 2013, 11:35

Ora bem,

Se dizes que os embolos fecharam (aproximaram-se todos uns dos outros quando nao tinhas a pastilhas) mas nao ves oleo babado nessa zona entao descartamos que tenham saído algum do sitio e que os vedantes estao a fazer bem o seu trabalho ao reter o oleo dentro dos mesmos e dentro do circuito. OK.

Quando os embolos fecharam o copo ficou completamente vazio??? Aqui se SIM entao ganhou ar no circuito.
Basta a mota estar inclinada (posta no descanso) e o nivel do oleo descer demasiado para que o orificio dentro do copo esteja a descoberto e entre ar no circuito.

O que eu fazia agora era: abrir o copo e por oleo ao maximo, abrir o sangrador na pinça e deixar sair um pouco de oleo bombeando com a manete, e seguir bombeando ate que o nivel do oleo vá descendo ate meio copo por ex. Assim que esteja a meio copo fechas o sangrador.
Agora sim ou sim teras ar no circuito, e tens que fazer o processo que descrevi anteriormente.

Nota: Nao sei se a tua manete tem sangrador tambem na menete. As bombas brembo RCS por ex têm um sangrador tambem na manete e em caso de que tenha primeiro deves sangrar na manete e so depois na pinça.

Quando digo apertar bastantes vezes a manete na ha um numero exacto, mas poderia ser tipo 1min apertando e soltando a uma velocidade digamos que elevada.

Ve primeiro se tem sangrador tambem na manete e se tiver abre o sangrador e apertas e soltas ate que saia oleo pelo sangrador cada vez que apertas a manete.
Se nao tiver sangrador na manete, abres o sangrador da pinça e apertas a manete ate que cada vez que apertes a manete saia oleo pelo sangrador.

Se nada disto funcionar, a unica coisa que me passa pela cabeça é que ao deixar os embolos sair tanto algo tenha estragado naquela zona, ainda que acho estranho ja que nao esta a babar nada.

Mais uma vez digo: É importante que quando abras um sangrador e comece a sair oleo estejas com atencao ao copo para que este tenha sempre oleo por cima da marca MIN.

Cumps

R6_Blue

Mensagem  gonga em Ter 14 Maio 2013, 11:58

Até pode estar a precisar de vedantes novos na manete se numca chega a ganhar pressão.

Se não estiveres a vontade em sangrar o travão ás vezes mais vale levar ao mecânico e aprender como ele faz. Para a próxima ja sabes resolver tu.

gonga

Mensagem  Jomba em Sab 18 Maio 2013, 19:29

Antes de mais, quero agradecer a todos a paciência que tiveram, bem hajam!

Agora, PQP! A mota tem mais ar no circuito que uma garrafa de oxigénio atestada! Cheguei a desligar o tubo da pinça e nem assim sai óleo!

Por mim, chega! Quando tiver tempo pego na mota e vou, mesmo sem travão da frente, até uma oficina para me resolverem o problema.

Jomba

Mensagem  Jomba em Seg 20 Maio 2013, 19:43

Problema resolvido!

Não estava a conseguir tirar o ar do circuito porque a afinação da manete não deixava, o mecânico teve que tirar a mola do parafuso de afinação para o poder abrir mais, segundo ele, mesmo não estando a travar o travão exercia sempre pressão sobre o embolo e por isso nunca conseguia expulsar o ar!

Jomba

Mensagem  R6_Blue em Seg 20 Maio 2013, 21:57

Ja ta nova, agora a curtir umas curvas!

R6_Blue

Mensagem  gonga em Seg 20 Maio 2013, 23:45

Pormenores sem jeito nenhum ainda dão muitas dores de cabeça. Laughing Laughing

O que interessa é que já foi resolvido.

gonga

Mensagem  Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 10:09