XT600 vale a pena trocar ou não?

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

XT600 vale a pena trocar ou não?

Mensagem  LSS_XT em Sab 14 Nov 2009, 01:30

Ando a dar umas vistas de olhos em algumas máquinas mas continuo com muitas dúvidas! Na verdade sinto que preciso de uma mota bem mais leve que os 180Kg da minha e com mais barrote, mas a XT é uma grande mota e é difícil decidir se avanço ou não para outra!

Ando a ver uma SM até 3500€ (vendendo a XT) e que tenha os seguintes atributos:

- Peso abaixo dos 150Kg
- Potência acima dos 45cv
- Suspensão invertida
- Que tenha um bom power
- Seja relativamente confortável para deslocações de fim-de-semana mas também algumas em dia de semana por cidade, estradas e IC19 (estou disposto a sacrificar um pouco de conforto)

Vantagens em manter a XT

- epah adoro a minha XT, acho que está mesmo linda e, entre as xt600 é raro encontrar-se uma tão linda What a Face
- é confortável e só ultimamente tenho compreendido a importância disso para as minhas necessidades de uso (para mim uma YZ450 não daria)
- tem um escape com um som magnífico
- conheço-a bem e está em excelente estado (tem no máximo 25000Km's)

A minha dúvida prende-se com o seguintes dados:

- Vale a pena trocá-la?
- Que outra mota poderia servir?
- Pensei numa XR650 mas não as há em SM por no máximo 3500€
- Pensei numa DRZ400 mas a potência a baixo dos 40cv faz-me torcer o nariz
- Pensei numa KTM Duke e passa-la de monobike para SM com mica e guarda-lamas da frente como deve ser SM
- Vi uma Husqvarna 450 de 2007 mas o conforto deve ser sofrível...

Preciso de ajuda!

Obrigado a todos!

LSS_XT

Re: XT600 vale a pena trocar ou não?

Mensagem  N@ndo em Sab 14 Nov 2009, 09:16

Vou-te dar a minha opinião:
- Vale a pena trocá-la?
Eu na minha opinião digo-te que não, é a tua primeira mota, aproveita para aprenderes o máximo com ela. Ela se calhar permite-te certos "erros" que em outras vão-te custar mais caro...

- Que outra mota poderia servir?
Aqui ia puxar a brasa à minha sardinha... acho que uma KTM 640/625/620 ou Husky 610 ia-te servir nas medidas que queres, mas lá está perdoa-te menos que a tua...

E ainda te digo mais uma cena, após gastares o €€€€ na reparação, não acho que seja racional vender a mota...

N@ndo

Mensagem  henri em Sab 14 Nov 2009, 10:29

Não troques já! Aproveita-a bem porque além de ser a tua primeira mota é uma boa mota para te ensinar Smile

henri

Mensagem  R6_Blue em Sab 14 Nov 2009, 11:27

Boas

Ora a minha opinião é que à primeira vista devido a teres gasto € na reparação da XT, deverias disfrutar um pouco mais de ela antes de a vender.
Mas ha que ver o verso da moeda...quanto mais tarde venderes, menos dinheiro vale...e ainda por cima existe a XT660X que faz com que a XT normal desvalorizar.

Com o € que pretendes disponibilizar, no mercado espanhol poderias ter uma KTM 625 SMC do ano 2003 por 3000€ Cool Não sei como anda o mercado Tuga, mas certamente mais caro Mad

Na eventualidade de uma troca, a ser possivel eu para SM optava por uma KTM, Husqvarna, Husaberg, XR650R. Elas disponibilizam os cavalos que tu queiras, tu é que os dosificas no punho. Tenha 45 ou 1000cv elas andam o que tu mandares!

DRZ400 é bonita e tal, mas se ja tens uma mota com 45cv não baixes a 30 e tal, vais arrepender-te.

Aparecendo um bom negocio...eu sou a favor da compra, mas vejo dificil uma SM do poder por 3500€ em Portugal. Se fosse 3500€ + o que der a XT na venda, aí sim ja se encontrava algo interessante! Cool

Em relação à experiencia que deves ganhar na XT isso é verdade, mas ao mesmo tempo relativo, porque no meu exemplo andei 1 ano e tal de DTR125 e comprei uma R6 toda vitaminada e nunca me espalhei, em contrapartida na DTR espalhei-me um bom par de vezes...Vendi a R6 vim para Espanha e comprei uma DTX...já andei mesmo pertinho de me espalhar...um destes dias será! Shocked Não vejo uma diferença brutal entre uma XT e uma KTM 625 por exemplo.

Cumps

R6_Blue

Mensagem  Cayolla em Sab 14 Nov 2009, 12:36

eu sou da opinião que se achas que deves mudar, muda.
falo por mim, que quando paro de gostar ou me farto de uma mota, tenho mesmo de vendê-la e buscar o que quero, porque eu para ter mota, tem de ser mesmo uma coisa que eu goste, em que esteja parado na esplanada a olhar e a pensar "epá era mesmo isto!"

acho que uma xr650 talvez fosse muito puxado, porque é uma mota muito bruta e que gasta, gasta, gasta.. a drz é fraquita, só ganha pelo peso, mas mesmo assim, chega a ser um bocado para o pesada.. eu se fosse a ti via uma ktm 625/640 smc (as prestige são lindas!!), uma duke, enfim.. uma máquina mais divertida, mais bonita, mais leve e com mais potência.

como disse o r6, não é uma passagem muito bruta, e na minha opinião, até é uma passagem normal Wink

força com isso!

Cayolla

Mensagem  Pedro Pinto em Sab 14 Nov 2009, 12:45

concordo com o que se disse por aqui...se vais mudar não baixes de cilindrada porque dpois vais sentir falta do tamanho do motor. eu ja me habituei aos meus 660cc (em que praticamente não precisas de acelerar para ela andar) e agora quando pego nalguma mais pequena sinto logo que falta qualquer coisa.

Pedro Pinto

Mensagem  LSS_XT em Sab 14 Nov 2009, 13:39

Conselhos sábios! Muito obrigado a todos!

Já pensei na questão do que investi para pôr a mota em ordem, por outro lado preocupa-me a desvalorização! O que comprei por 2750€ neste momento conseguiria vender por 2500€ mas daqui a 1 ano, ano e meio deverá valer somente 2000€!

Mas também concordo com o facto de a escola XT ser uma das melhores que existem e que tem muitas qualidades!

Vou investigar essas KTM, partindo desde já do principio que não vale a pena trocar por uma DRZ (pelo que percebi a XT anda mais ou a mesma coisa) e mesmo por uma Husqvarna450 (vi uma fabulosa de 2007 já SM por 3500€ que bem negociados ainda descem para 3250€

http://www.standvirtual.com/motos/Husqvarna/SM/M89133/

)

A XR650 já a guiei várias vezes e adaptei-me bem! Potência que nunca mais acaba, mas mecânica fiável! único senão é ter que investir num kit SM e gastar bastante gasolina!

Abraço a todos!

LSS_XT

Mensagem  RickyFMX em Sab 14 Nov 2009, 23:56

Boas!
Anda veneno nesse sangue!!!! Twisted Evil Twisted Evil Twisted Evil

Aqui vai a opinião de um gajo que já se arrependeu nalguns negócios!
O teu orçamento não é muito, e esse é o mal de muita gente! Sad

Na minha opinião, juntava mais dinheiro durante 1 ano, e depois se calhar já te podias esticar para os 4000 ou 4500€... nesses preços já conseguirias uma KTM ou Husky, motas que te enchiam as medidas de certeza! Twisted Evil

Uma 450 é uma moto para o fun puro, mas para o dia-a-dia Evil or Very Mad ...

Podes sempre comprar uma Pegaso para o dia-a-dia e uma 250 2t ou 450 para o fun!!!! lol! lol! lol! lol! lol! lol! lol!

RickyFMX

http://www.supermoto-portugal.com

Mensagem  b12 em Dom 15 Nov 2009, 14:18

R6_Blue escreveu:Não vejo uma diferença brutal entre uma XT e uma KTM 625 por exemplo.

Não quero ser do contra mas.... nota-se bem que ainda não exprimentaste das duas

A diferença é BRUTAL especialmente se for uma XT600...

Evoluis muito mais depressa numa 625 que na XT.... alias, as motas até têm conceitos diferentes...

Passo a explicar o meu ponto de vista:

-Honda CRF450, Yamha YZF400/426/450, KTM 450, Husaberg 501 etc -> são PURAS supermotards, motas de mato com rodas 17"

-Suzuki DRZ400, KTM 625, Duke, Husqvarna 610 -> são supermotards civilizadas, onde os fabricantes tentam fazer uma mota prática para o dia-a-dia

-XT600, DR650, NX400 -> são supermotards? apenas por terem jantes 17"? francamente acho que não, é a mesma coisa q chegar ao fiat uno rebaixar, meter umas jantes especiais e dizer que é um desportivo

Para teres mais um comparação... uma Duke com os seus 145Kg e 54 CV é considerada pesadona e não é uma verdadeira SM Sad se uma Duke não é, achas que uma XT600 será? Suspect

Uma supermoto por definição, tem baixo peso, sempre com potencia disponivel, são desconfortaveis, não têm fechaduras, têm depositos minusculos... porque o conceito de Supermotard nasceu para competir

b12

Mensagem  b12 em Dom 15 Nov 2009, 14:37

Depois deste desabafo, vi que escrevi muito mas acabei por não dizer "nada" a ajudar hehehehe

Eu escolhiria algo tipo uma KTM 625, XR650, Husqvarna 610, Duke... tudo depende do teu gosto

Acho que vale a pena esforçar e comprar um pouco mais caro mas comprar uma coisa á maneira Wink

b12

Mensagem  R6_Blue em Dom 15 Nov 2009, 16:41

b12 escreveu:
R6_Blue escreveu:Não vejo uma diferença brutal entre uma XT e uma KTM 625 por exemplo.

Não quero ser do contra mas.... nota-se bem que ainda não exprimentaste das duas

Boas

De facto a 625 SMC é verdade que nunca experimentei, alias a unica KTM que experimentei foi uma 380 2T de competição SM com 57cv, já XT600 experimentei algumas.

Compreendo e sei como todos sabemos que uma KTM 625 é superior a uma XT 600 a nivel de cavalagem e dosificação da mesma, mas quem doma uma XT600 não vejo o porque de não poder domar uma 625...por isso acho que não é diferença brutal.

Brutal considero o meu caso...passei de uma DTR para uma R6. E não foi por isso que me espalhei, até talvez por meter mais respeito, eu tinha mais cuidado do que tinha com a DTR.

DTR = 22cv passei para uma R6 com 122cv, são uns BRUTAIS 100cv a mais!
XT600= 45? para a 625 que tem 63?? Eu pelo menos considero um avanço bastante normal, ou então ele ainda tinha que passar pela XT660 e ir subindo de 5cv em 5cv! Se a meta dele for os 100cv...olha la as motas que o homem não tem que comprar!

Mas cada um tem a sua opinião, para isso existe este forum thumbup

Cumps

R6_Blue

Mensagem  Cayolla em Dom 15 Nov 2009, 18:37

[quote="b12"]
R6_Blue escreveu:Uma supermoto por definição, tem baixo peso, sempre com potencia disponivel, são desconfortaveis, não têm fechaduras, têm depositos minusculos... porque o conceito de Supermotard nasceu para competir

é isso que leva muitas pessoas a depois não irem para supermotos.
eu adoro supermotos, tal como adoro Rs, acho que são mesmo só as motas que eu gosto. e devido ao uso que vou dar, kms, manutenção, protecção aerodinâmica, etc, talvez vá para uma R.

porque se fosse fazer uma escolha racional comprava uma scooter ou uma trail carenada. mas não dão muita pica conduzir e não era uma mota que gostava de ter e olhar.. e motas, tem-se mesmo de gostar

Cayolla

Mensagem  L_Cobain27 em Dom 15 Nov 2009, 19:51

Se fosse a ti, aguardava, aprendia ao máximo com a XT, ia juntando uns trocos, e, daqui por um ano ou dois, mesmo que perdesse com a venda da XT, iria optar por uma XR, ou mesmo, abdicando de conforto, por uma 525 exc, ou 625 Wink

L_Cobain27

Mensagem  b12 em Dom 15 Nov 2009, 19:56

R6_Blue escreveu:mas quem doma uma XT600 não vejo o porque de não poder domar uma 625...por isso acho que não é diferença brutal.

Sim, ja tou a perceber aonde estas a chegar... a diferença é muita, mas não é uma mudança assustadora, que meta medo ao condutor(ta claro que não vais abrir o acelerador á cão senão viras o boneco lol)

A mudança é brutal no ponto de vista que na 625 é facil abusar..... tem potencia suficiente para sacares cavalos de acelerador em 2ª e fazer éguas com 2 dedos no travão.A diferença é brutal porque é muito mais facil conduzir duma 625 do que a XT600, é um facto que suspenções regulaveis WP a frente e atrás e travões brembo ajudam muito para a qualidade de condução que se tem no final... a 625 dá-te muito mais confiança para abusar thumbup

[quote="Cayolla"]
b12 escreveu:
R6_Blue escreveu:Uma supermoto por definição, tem baixo peso, sempre com potencia disponivel, são desconfortaveis, não têm fechaduras, têm depositos minusculos... porque o conceito de Supermotard nasceu para competir

é isso que leva muitas pessoas a depois não irem para supermotos.
eu adoro supermotos, tal como adoro Rs, acho que são mesmo só as motas que eu gosto. e devido ao uso que vou dar, kms, manutenção, protecção aerodinâmica, etc, talvez vá para uma R.

porque se fosse fazer uma escolha racional comprava uma scooter ou uma trail carenada. mas não dão muita pica conduzir e não era uma mota que gostava de ter e olhar.. e motas, tem-se mesmo de gostar

Cayolla, se fores dar um pulo a foruns estranjeiros has-de reparar que os utilizadores costumam ter 2 motas.... uma mota como meio de transporte e outra para andar a curtir.O meio de transporte que satisfaça as necessidades do dia-a-dia gaste pouco e não dê problemas e a Supermoto que dê pa curtir em kartodromo ou pas voltinhas mais acessas ao fim de semana rock

PS:as vezes falo duma forma mais acessa, mas no fundo áté sou bom rapaz lolol isto é pq a malta ainda não me conhece bem anim_peep

b12

Mensagem  Cayolla em Dom 15 Nov 2009, 21:06

não tenho possibilidade de ter duas motas, e acho mais racional um carro e uma mota que duas motas, mesmo cada uma com o seu fim. entre mota e carro, escolho mota, mas duas motas e carro e mota, claro que a escolha mais óbvia (e racional também) é ter carro e mota.

e supermotos que dêem mesmo pica conduzir para o dia-a-dia, simplesmente não há. e depois gastam muito, têm depósitos exageradamente pequenos (não há autonomia nenhuma), mal dá para andar devagarinho e a baixas rotações, pendura também sofre um bocado (e se houver sequer peseiras para o pendura), muita vibração, mais desconfortável, protecção do vento não há, e outros pontos que em muito contribuem para não ser de todo a melhor escolha ter uma supermoto. para além de muitas, para não dizer todas, andam sempre ilegais, devido a conta km, espelhos, rodas, piscas, etc etc..

enquanto que numa desportiva, ou R se preferirem, para além de serem motores que aguentam muito, podes andar calminho e na boa, tens protecção do vento, e depois quando queres e precisas tens os cv disponíveis para brincar. permitem-te uma muito maior autonomia, e não andar sempre a fundo quando andas numa AE ou numa viagem maior, ou seja, menos desgaste = menos gasto de gasolina também. eu penso que é uma mota nesse aspecto muito mais equilibrada que qualquer supermoto (tirando XT660X, mas que nem é uma supermoto "verdadeira" como disseste acima, e com o motor um pouco morto, para 180kg e 48cv, e outros exemplos de motas SM mais "equilibradas").

conheço várias pessoas que fazem o seu dia-a-dia com Rs, que andam na boa no trajecto casa-trabalho/escola, etc. e depois quando querem curtir ou ir a um autódromo não precisam de outra mota, porque a actual tem mais cv que suficientes.
agora, que andam em SMs diariamente (excluindo DTRs, XTs, e essas mais amorfas)? poucas, muito poucas mesmo, prai uma pessoa ou duas. e não fazem AE e só andam em percursos pequenos..

p.s: eu a dizer isto no fórum SM ainda sou morto!! Laughing Laughing

Cayolla

Mensagem  Cayolla em Dom 15 Nov 2009, 21:17

e para concluir, que me esqueci:

SM - dá para andar no fim-de-semana e curtir à seria. não dá para o dia-a-dia devido aos factores que disse em cima, e outros.

R - dá para andar no fim-de-semana e curtir tal como uma SM (apesar de diferente). e dá para o dia-a-dia e leva-nos onde seja preciso.

Cayolla

Mensagem  LSS_XT em Dom 15 Nov 2009, 21:32

Bela discussão que vai para aqui! Gosto!

É claríssimo que o conceito SM não se fica apenas pelas rodas 17 montadas em mota de trail/enduro/cross, na verdade o peso-pluma e a maneabilidade são fundamentais! Como tal a XT não é verdadeira SM! É verdade que até pode ter rodas 17, até podemos por um bom escape, uns travões de disco avantajados com malha de aço e também retirar tudo aquilo que não interessa; mas no final não deixa de ser pesada (na minha opinião é o peso elevado que faz com que a XT se distancie das SM's em termos de power, mata-a por completo!) e até confortável!

A minha ideia não é ter uma SM pura, não serve para as minhas necessidades, por isso queria subir para o nível 2 e não para o nível 1 (como a YZ450)!

O que pude compreender é o facto de as suspensões serem melhores, os travões também, para além do baixo peso, até ajudam a que uma SM2 seja mais fácil de usar que uma XT SM!

Talvez a KTM 625 seja uma boa opção mas já agora: alguém me explica que raio de gama é esta da KTM? Há várias cilindradas na casa dos 500 e várias nos 600 (625, 640, 690)! LC significa Liquid Cooler?

Obrigado! Cool

LSS_XT

Mensagem  L_Cobain27 em Dom 15 Nov 2009, 21:37

LC - Liquid Cooler - Refrigeração líquida Wink

L_Cobain27

Mensagem  R6_Blue em Dom 15 Nov 2009, 21:41

Boas

Acho que LC4 é a designação para motores de injecção e de 4 valvulas.

Todas as KTM que conheço são refrigeradas a liquido e nem todas se chamam LC.

Cumps

R6_Blue

Mensagem  L_Cobain27 em Dom 15 Nov 2009, 21:43

Sim, claro, mas como ele só perguntou LC..

Já ouvi falar de um novo sistema de refrigeração a óleo se não me engano que algumas KTM's como a 625 apresentam, sabes dizer-me as diferenças dessa refrigeração R6?

L_Cobain27

Mensagem  LSS_XT em Dom 15 Nov 2009, 21:46

Exacto, esqueci-me do 4! Depois se alguém souber, conseguem me explicar a gama KTM? Estou inclinado para comprar uma KTM, mas não entendo as diferenças e já percebi que há umas de cilindrada inferior mas com mais potência em peso mais reduzido! Complicação! Laughing

LSS_XT

Mensagem  R6_Blue em Dom 15 Nov 2009, 21:47

L_Cobain27 escreveu:Sim, claro, mas como ele só perguntou LC..

Já ouvi falar de um novo sistema de refrigeração a óleo se não me engano que algumas KTM's como a 625 apresentam, sabes dizer-me as diferenças dessa refrigeração R6?

Boas

Desconheço isso de refrigeração a oleo nas KTM, porque a refrigeração a oleo não é tão vantajosa como refrigeração a agua devido a elevadas temperaturas que o oleo atinge.
Certamente isso que dizes de refrigerar a oleo, é sim, que as motas vêm equipadas com um radiador de oleo, que permite baixar alguns graus de temperatura do oleo do motor, e com isso prolongar a vida util do motor.

Cumps

R6_Blue

Mensagem  R6_Blue em Dom 15 Nov 2009, 21:54

Boas

LC efectivamente significa Liquid Cooled.

LC2 - Liquid Cooled 2 valvulas
LC4 - Liquid Cooled 4 valvulas
LC8 - Liquid Cooled 8 valvulas da RC8

Misterio desvendado! Cool

Cumps

R6_Blue

Mensagem  waassuupp em Dom 15 Nov 2009, 22:42

LSS_XT,

YZ450sm é que é ! Twisted Evil
Acredita Twisted Evil
é um espectáculo Twisted Evil
lolol

Agora a sério,
dentro do género tens também a WR que já é mais amaricada, isto é, já tem luz/stop, descanso, canhão, salvo erro o depósito pouco maior, e mais uns extras...
Mas sinceramente, é muito mais desconfortável em relação às motas do segmento "acima" se é que assim se pode dizer. Revisões menos espaçadas, reduzida velocidade de cruzeiro, depósito pequeno, etc são alguns dos contras...

Não te sei aconselhar melhor, até porque eu voltava a fazer a mesma compra.
Pouco me resta acrescentar... a não ser que, quando me fartar, vendo-a para comprar uma um pouco mais confortável e com um pouco de mais cilindrada sem dar muito a perder nos factores que me deslumbram.

A ktm 625 SMC agrada-me.

Ajudei!? affraid

waassuupp

Mensagem  Mollini em Seg 16 Nov 2009, 11:25

Eu tambem acho que quando pensamos em mudar de mota é apenas uma questão de algum tempo, pois eu vejo por mim!! Em 3 anos vou na 4ª mota!!
O melhor conselho que posso dar e avalia bem a mota e tudo o que pretendes da mesma antes de eliminar qualquer hipotese!! Eu por exemplo andei de R's durante dois anos tds os dias e acabei por trocar por uma SM outra vez pois as R's são muito utilizaveis quando estão de origem, pois depois até doi na carteira!! Eu tinha a minha mota exctamente como ideiaizei, mas depois transformou-se em algo menos pratico para o uso que queria e essa foi a razão da troca!! a parte do SM veio depois!!
Analizando bem a questão eu queria uma mota rápida, com power, confortável Q.B., capaz de fazer uma viagem ou outra sem ser um drama, e surgiu a hipotese da Hyper!!
A hyper e um bom brinquedo e até possivel meio de transporte do dia a dia, mas se começar a alterar a mota vai-se tornar em tudo aquilo que eu não procurava e já tinha na anterior!! ou seja muitas vezes nós nem queremos trocar, mas queremos ter algo mais a frente para umas idas à missa e afins!!

Pensa bem pois a tua xtolas e um grande companheira para o dia a dia e com calma arranjas um brinquedo que te preencha sem que tenhas de te sacrificar no teu dia a dia!! este é o meu conselho!!

Mollini

Mensagem  Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 22:15

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: