adaptar jantes SM

:: Geral :: Geral

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

adaptar jantes SM

Mensagem  pedrowr125x em Ter 30 Abr 2013, 19:02

bem pessoal venho aqui pedir ajuda num assunto. adaptar jantes de desportivas/naked para a minha nx4.
1) é possivel adaptar jantes de desportivas para outras motas? e se sim que custos?
2) e a cremalheira, como faço para usar a cremalheira na nova jante.
3) o disco da frente, tambem tenho de adaptar um suporte novo para os travões, ou posso usar o disco que já tenho na mota?
4) a mota vai ficar mais curta ao usar jantes maiores, ou não vai haver alteração no comportamento na transmissão?
agradecia imenso que me ajudassem pessoal, já que quero transformar a minha nx4 a SM para poder competir com o pessoal das motas grandes lol!
abraços

pedrowr125x

Re: adaptar jantes SM

Mensagem  Caetano em Ter 30 Abr 2013, 19:11

pedrowr125x escreveu:bem pessoal venho aqui pedir ajuda num assunto. adaptar jantes de desportivas/naked para a minha nx4.
1) é possivel adaptar jantes de desportivas para outras motas? e se sim que custos?
2) e a cremalheira, como faço para usar a cremalheira na nova jante.
3) o disco da frente, tambem tenho de adaptar um suporte novo para os travões, ou posso usar o disco que já tenho na mota?
4) a mota vai ficar mais curta ao usar jantes maiores, ou não vai haver alteração no comportamento na transmissão?
agradecia imenso que me ajudassem pessoal, já que quero transformar a minha nx4 a SM para poder competir com o pessoal das motas grandes lol!
abraços

Respondendo ás tuas perguntas:

1) Possível é sempre, tem em atenção a medida dos veios, pois se tiverem medidas iguais é só fazer casquilhos á medida
valores, tudo depende, mas se for coisa simples uns 30 ou 40 euros de torneiro.
2) o ideal é comprar uma cremalheira "cega", sem furos para apertar na roda, para o teu passe de corrente e depois mandar fazer os buracos para apertar na roda.
3) depende da medida do disco, se forem ambos do mesmo diâmetro, não precisas de adaptar a pinça, o teu disco duvido que dê, pois a furação quase de certeza que é diferente.
4)Jantes maiores? que medida tens agora/queres pôr?

Caetano

Mensagem  pedrowr125x em Ter 30 Abr 2013, 19:20

atrás tenho 120/90, queria por uma 140/70 como tenho na minha wr125x ou algo à volta desses valores. o que me vieram dizer é que, mantendo a transmissão igual, com medida de pneus maiores, a mota vai ficar mais curta, vai fazer menos ponta e mais aceleração, e eu queria saber se isso é verdade. e isso da cremalheira, não vai ficar fraco, ou vai ser suficiente para aguentar a força da corrente?

pedrowr125x

Mensagem  Caetano em Ter 30 Abr 2013, 19:25

pedrowr125x escreveu:atrás tenho 120/90, queria por uma 140/70 como tenho na minha wr125x ou algo à volta desses valores. o que me vieram dizer é que, mantendo a transmissão igual, com medida de pneus maiores, a mota vai ficar mais curta, vai fazer menos ponta e mais aceleração, e eu queria saber se isso é verdade. e isso da cremalheira, não vai ficar fraco, ou vai ser suficiente para aguentar a força da corrente?

Em relação á cremalheira não fica fraco, fica com a mesma resistência de origem, a cremalheira que falo é assim:

Em relação á velocidade de ponta, tudo depende do perímetro da roda, o pneu 140/70 é capaz de ter mais perímetro que a 120/90, se for esse o caso, a mota vai é andar mais, porque cada volta que a roda dá, equilave a mais cm percorridos, isto vezes milhares de voltas, equivale a mais km/h. hmmmm

Caetano

Mensagem  pedrowr125x em Ter 30 Abr 2013, 19:39

okok, muito obrigado. então quanto maior o perímetro, mais longa a mota vai ficar??
e já agora se o veio da roda não for igual, por exemplo a a grossura do veio, for maior/menor que o buraco na jante, vou ter de fazer uns casquilhos ou algum assim para a jante assentar no veio, isso ficará mais caro não é? dizeram-me que ficava na casa dos 100/150 euros fazer isso se os veios forem diferentes

pedrowr125x

Mensagem  Caetano em Ter 30 Abr 2013, 19:49

pedrowr125x escreveu:okok, muito obrigado. então quanto maior o perímetro, mais longa a mota vai ficar??
e já agora se o veio da roda não for igual, por exemplo a a grossura do veio, for maior/menor que o buraco na jante, vou ter de fazer uns casquilhos ou algum assim para a jante assentar no veio, isso ficará mais caro não é? dizeram-me que ficava na casa dos 100/150 euros fazer isso se os veios forem diferentes

Se o veio for de diâmetro diferente, podes sempre mandar fazer 1 num torneiro.
isso dos 100/150 euros tudo depende do torneiro, e do trabalho que isso lhe vai dar.
No meu caso quando fui lá para fazer os casquilhos, sabia o que queria, e as medidas exatas, agora se fores lá sem medidas, e ele é que tenha de andar lá a ver e a medir, vai-t sair mais caro.
Mas se não tens muitos conhecimentos na área é melhor pagares a alguém que saiba o que está a fazer thumbup

Caetano

Mensagem  pedrowr125x em Ter 30 Abr 2013, 19:54

pois, eu cá nesta parte não tenho muito conhecimentos, vou ter mesmo de pagar para alguém me fazer tudo. muito obrigado por tudo Very Happy

pedrowr125x

Mensagem  Caetano em Ter 30 Abr 2013, 19:56

pedrowr125x escreveu:pois, eu cá nesta parte não tenho muito conhecimentos, vou ter mesmo de pagar para alguém me fazer tudo. muito obrigado por tudo Very Happy

Sempre ás ordens.
já agora quais são as jantes que vais pôr na nx?

Última edição por Caetano em Ter 30 Abr 2013, 20:01, editado 1 vez(es)

Caetano

Mensagem  pedrowr125x em Ter 30 Abr 2013, 19:59

eu queria por umas tipo as que tenho na wr125x, na minha nx4. encontrei umas de uma xj6, e era essas que estava a pensar por.

pedrowr125x

Mensagem  motorato em Ter 30 Abr 2013, 20:00

em relaçao as medidas do pneu, sim influencia bastante na velocidade/força. eu apliquei umas rodas SM na minha xt600 e:
de origem (pneus 130/80 se nao estou em erro e cremalheira de origem) dava os +-180km/h
quando pus a SM com cremalheira com mais 2 dentes e pneu 140/70 passou a dar +-170km/h
agora passei do 140/70 para um 150/60 e da +-160km/h
ou seja esta com uma força brutal mas ponta perdeu e bem, tenho de por uma cremalheira com menos 1ou2 dentes ou um pinhao de ataque com mais 1dente para voltar aos 170 e com força rock

ou seja tens de jogar com a medida do pneu que vais por e a que tinhas antes. se for um pneu mais baixo vai tirar velocidade mas ganhas força
espero ter ajudado
boa sorte com a passagem a SM, fica logo outra coisa

motorato

Mensagem  pedrowr125x em Ter 30 Abr 2013, 20:04

pois... foi o que pensei. o suvix até me tinha comentado que ao por um 150/60 na wr125x dele notou a mota com mais aceleração. mas depois é tirar uns dentes a trás, e jogar com isso. tambem tenho de comprar um sensor de velocidade para rodas 17 depois

pedrowr125x

Mensagem  motorato em Ter 30 Abr 2013, 20:05

ah e eu como tambem nao sou perito nisto e vi que ia dar muito trabalho so comprei as jantes e mandei para o mecanico fazer a aplicaçao
gastei nas jantes 150/200€ ja nao me lembro bem, e na aplicaçao +-300/350€
e preferi assim em vez de alterar as jantes de origem mantendo os cubos e mudando os aros porque assim posso mudar para normal e SM quando quiser porque fiquei com as rodas de origem guardadas e o preço foi quase o mesmo

motorato

Mensagem  Tiago121 em Ter 30 Abr 2013, 20:08

http://www.standvirtual.com/motos/anuncios/Honda/NX/4/M784950/

Fala com o frances aqui do forum Wink

Ele tem a mota dele a venda e esta a SM, ta no topico do forum de vendas Very Happy

Tiago121

Mensagem  motorato em Ter 30 Abr 2013, 20:10

pedrowr125x escreveu:pois... foi o que pensei. o suvix até me tinha comentado que ao por um 150/60 na wr125x dele notou a mota com mais aceleração. mas depois é tirar uns dentes a trás, e jogar com isso. tambem tenho de comprar um sensor de velocidade para rodas 17 depois
eu como ja nao tenho os manometros de origem comprei um conta km trail tech vapor e foi so configurar, hoje fiz mais um acerto e esta agora com erro de +-2km/h comparando com o gps.
se tiveres o de origem vais ficar com um erro grandinho

motorato

Mensagem  Caetano em Ter 30 Abr 2013, 20:10

motorato escreveu:em relaçao as medidas do pneu, sim influencia bastante na velocidade/força. eu apliquei umas rodas SM na minha xt600 e:
de origem (pneus 130/80 se nao estou em erro e cremalheira de origem) dava os +-180km/h
quando pus a SM com cremalheira com mais 2 dentes e pneu 140/70 passou a dar +-170km/h
agora passei do 140/70 para um 150/60 e da +-160km/h
ou seja esta com uma força brutal mas ponta perdeu e bem, tenho de por uma cremalheira com menos 1ou2 dentes ou um pinhao de ataque com mais 1dente para voltar aos 170 e com força rock

ou seja tens de jogar com a medida do pneu que vais por e a que tinhas antes. se for um pneu mais baixo vai tirar velocidade mas ganhas força
espero ter ajudado
boa sorte com a passagem a SM, fica logo outra coisa

Mas de origem a mota tem jante 17?
Se tiveres jante maior que 17, quando se altera para SM, se mantivermos a transmissão, a mota fica a andar menos.

Claro que o perfil do pneu/perímetro influencia diretamente a velocidade máxima

Caetano

Mensagem  pedrowr125x em Ter 30 Abr 2013, 20:14

o meu pneu traseiro é 17, então não altera muito, né?

pedrowr125x

Mensagem  pedrowr125x em Ter 30 Abr 2013, 20:15

Tiago121 escreveu:http://www.standvirtual.com/motos/anuncios/Honda/NX/4/M784950/

Fala com o frances aqui do forum Wink

Ele tem a mota dele a venda e esta a SM, ta no topico do forum de vendas Very Happy
já tinha visto, a cena é que eu quero 2 tipos de jantes, e quero depois legalizar as jantes na mota, porque faço muitos KM por dia, e não quero arriscar a levar multas por isso.

pedrowr125x

Mensagem  pedrowr125x em Ter 30 Abr 2013, 20:17

já agora alguém já legalizou medida de jantes?? gostava de saber o processo e o preço tambem. muito obrigado pelas respostas pessoal Very Happy

pedrowr125x

Mensagem  motorato em Ter 30 Abr 2013, 20:25

pedrowr125x escreveu:já agora alguém já legalizou medida de jantes?? gostava de saber o processo e o preço tambem. muito obrigado pelas respostas pessoal Very Happy
tens duas opçoes.
-como eu legalizei a minha:
envias um mail para a yamaha, eu enviei para guilhermina.abrantes@yamaha-motor.pt
explicas que queres legalizar as rodas SM na tua mota
das os dados da mota, modelo, matricula, nº de quadro e as medidas que queres averbar
das os teus dados, nome e morada
em cerca de 2dias respondem te a dizer se da ou nao. se der recebes uma carta registada por cerca de 30€, vais ao imtt e pedes para averbar medidas no livrete e pagas mais uns 30€

-caso nao seja possivel acho que so pelo LTA e pagas 160€

qualquer coisa ve aqui http://www.supermoto-portugal.com/t21-legalizar-alteracao-para-supermoto

motorato

Mensagem  pedrowr125x em Ter 30 Abr 2013, 20:34

pois. já ouvi dizer que a honda sem modelos registados SM não passa o papel, por isso o mais provavel é ir ao LTA, secalhar ainda troco as minhas jantes por umas SM que dêm na minha nx4, e depois gasto apenas o dinheiro a legalizar, já que só utilizo a mota na estrada. Very Happy

pedrowr125x

Mensagem  Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 19:40

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

:: Geral :: Geral

Permissão deste fórum: