Problema nos travões

:: Geral :: Geral

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Problema nos travões

Mensagem  caxuda em Seg 20 Maio 2013, 22:20

Boa noite

Estou aqui com um problema nos travões da minha moto.

A bomba é uma "akebono" e a pinça uma "nissin".
Quando travo a pinça empurra os êmbolos perfeitamente, mas estes não recuam e o travão fica ligeiramente accionado permanentemente...
O que eu quero saber é o quê que faz os êmbolos recuarem. Julgo ser o movimento inverso do pistão que os puxa para dentro, mas não tenho a certeza.

Já desmanchei a pinça e a bomba, já as limpei, que estavam cheias de terra, mas não consigo avaliar o estado das peças.
Nem a bomba nem a pinça perdem óleo.

Sinceramente acho estranho que a bomba consiga empurrar o óleo mas não o consiga puxar, mesmo assim a minha aposta vai para um problema na bomba.

Agradeço desde já a vossa eventual atenção.

caxuda

Re: Problema nos travões

Mensagem  gonga em Seg 20 Maio 2013, 23:48

Os vedantes do pistão da pinça de travão foram lubrificados? O pistão tem de deslizar +- bem á mão

gonga

Mensagem  caxuda em Seg 20 Maio 2013, 23:57

gonga escreveu:Os vedantes do pistão da pinça de travão foram lubrificados? O pistão tem de deslizar +- bem á mão

Boas. Estavam cheios de terra, mas já os limpei.
O que é deslizar bem à mão?

Eu agora empurrei-os totalmente para dentro (ainda é preciso um bocado de força mas vão lá sem preblemas) e não os consigo tirar. Vou ter de sangrar o travão para os tirar... que estupidez do caraças.

caxuda

Mensagem  gonga em Ter 21 Maio 2013, 00:06

O melhor era meter lubrificante nos vedantes e depois empurrar o pistão para dentro e para fora até deslizar +- bem.

Podes tentar puxar para fora com um alicate (se não fizer marcas ou partir o pistão) ou com ar comprimido (pouca pressão para não sair disparado)

gonga

Mensagem  caxuda em Ter 21 Maio 2013, 00:44

gonga escreveu:O melhor era meter lubrificante nos vedantes e depois empurrar o pistão para dentro e para fora até deslizar +- bem.

Podes tentar puxar para fora com um alicate (se não fizer marcas ou partir o pistão) ou com ar comprimido (pouca pressão para não sair disparado)

Eu meti lubrificante e já andei com eles para a frente e para trás.
Agora não sei definir se estão a deslizar bem ou não, não sei como é suposto deslizarem.

Entretanto meti o pistão na bomba e estraguei uma das borrachas... Não lubrifiquei antes de o meter, o cilindro estava sequinho de o ter sido limpo, saltou um pedacinho da borracha fora.

Acham que numa loja de material de motos arranjo os kits de reparação para isto, ou tenho mesmo de ir à marca?
E marcas de pastilhas fixes?

caxuda

Mensagem  R6_Blue em Ter 21 Maio 2013, 09:58

Qualquer casa decente de peças tem os kits de reparaçao para a pinça.

Mete pastilhas EBC sinterizadas que sao do melhorzito para travar bem a frio e a quente.

Cumps

R6_Blue

Mensagem  gonga em Ter 21 Maio 2013, 11:46

Em vez de kit de reparação especifico para essa mota, leva os vedantes que pode ser que tenham na mesma medida de outras motas. Wink

gonga

Mensagem  caxuda em Ter 21 Maio 2013, 11:52

R6_Blue escreveu:Qualquer casa decente de peças tem os kits de reparaçao para a pinça.

Mete pastilhas EBC sinterizadas que sao do melhorzito para travar bem a frio e a quente.

Cumps

Ok, obrigado.
Por acaso, antes de ter lido a tua resposta, estive a pesquisar sobre as pastilhas e logo no primeiro link que carreguei apareceu alguma gente a falar mal das EBC. Dizem que fazem imenso barulho e que são inconsistentes.

caxuda

Mensagem  R6_Blue em Ter 21 Maio 2013, 12:10

Eu usei EBC Double HH Sinterizadas na GSXR600 andei na rua e em circuito com elas e a mim funcionavam as mil maravilhas e travavam bem melhor do que as de origem que eram organicas.

Muitas vezes a malta acusa as pastilhas de fazerem barulho sem sequer saberem que o barulho se pode dever a uma ma montagem da chapa anti-ruído ou discos sujos e empenados.

Tens ainda marcas como Brembo e Galfer que estao num patamar classificadas como boas.

Cumps

R6_Blue

Mensagem  caxuda em Qua 22 Maio 2013, 02:53

Depois na altura comparo o preço das 3 marcas que mencionaste e escolho umas.

Já vi que esta brincadeira me vai sair cara e vou ter de fazer o mesmo ao travão de trás...
Vou daqui a nada telefonar para a motoclasse em Lisboa para ver se têm os kits reparação. Se calhar aproveito e compro as pastilhas da EBC, se bem que queria antes pôr isto a funcionar.

Obrigado e abraço Wink

edit:

Bem, já telefonei para a motoclasse e para a IBA e nenhuma das 2, que são as melhores lojas que conheço, tinham os kits em stock.
Na IBA tinha a hipótese de encomendar e ficaria-me pelo mesmo preço que na yamaha.

Entretanto já fui à yamaha e encomendei o kit reparação da bomba. O mecânico da oficina onde costumo ir viu a pinça e disse que não era necessário encomendar o kit de reparação para a pinça.

Agora cheguei a casa e fui ver se o disco estava empenado e realmente tem ali 1mm e tal de empeno mas que nem deve chegar a 2mm.
Será que isto me vai trazer problemas?

edit2:
Que óleo é que compro para sangrar o travão, que seja dot 4?

caxuda

Mensagem  R6_Blue em Qua 22 Maio 2013, 07:09

Sim, qualquer oleo DOT4. Que provenha de um frasco fechado e a estrear.

R6_Blue

Mensagem  caxuda em Qua 22 Maio 2013, 12:09

R6_Blue escreveu:Sim, qualquer oleo DOT4. Que provenha de um frasco fechado e a estrear.

Ok, pensei que fosse uma questão mais relevante.
Entretanto se calhar vou comprar o óleo, limpar o disco da frente e talvez desmonte o travão de trás.
Vou dando novidades.

Muito obrigado R6_Blue.

caxuda

Mensagem  caxuda em Qui 13 Jun 2013, 03:31

Já fui à yamaha, encomendei o kit reparação mas houve um engano e demorou um pouco mais tempo. Também comprei lá óleo dot5.1 (segundo eles é melhor) que me fizeram ao preço do dot4 em compensação do equivoco deles.

Já montei tudo, sangrei e está limpo. 

Agora só faltam umas pastilhas novas (já estão encomendadas) que estas já estão nas lonas.

Obrigado a todos mais uma vez.

caxuda

Mensagem  Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 11:57

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

:: Geral :: Geral

Permissão deste fórum: