AJUDA URGENTE - Problema com rodas SM

:: Geral :: Geral

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

AJUDA URGENTE - Problema com rodas SM

Mensagem  Lança em Qua 03 Jul 2013, 18:53

Boas.
Fui hoje a uma oficina para montar umas rodas que comprei em 2ª mão, na minha XT 600 E

Dei uma voltinha pequena com a mota e agora estou aqui preocupado:
 - A baixas velocidades (10/15 km/h) a direcção comporta-se de maneira estranha, quase como que faz força para não virar.

- A partir dos 100/110 km/h, a mota começa a bailar completamente, o guiador começa a andar de um lado para o outro, foi por pouco que não me matei à bocado. 

Alguém me sabe dizer o que poderá ser? Será problema das rodas? ou da montagem?
Acabei de pagar para me montarem as rodas, e já estou mesmo a ver que vou ter de voltar a pagar para me montarem as de origem outra vez.
Deixo aqui uma foto dela:

Lança

Re: AJUDA URGENTE - Problema com rodas SM

Mensagem  Ferrer em Qua 03 Jul 2013, 19:24

Podem ser os rolamentos ou então rodas empenadas , o que acho que deve ser pouco provável visto que sao novas..... Mas deixa chegar alguem mais dentro da área do que eu .....

Ja viste se têm folga as rodas ?

Ferrer

Mensagem  Lança em Qua 03 Jul 2013, 19:28

Ferrer escreveu:Podem ser os rolamentos ou então rodas empenadas , o que acho que deve ser pouco provável visto que sao novas..... Mas deixa chegar alguem mais dentro da área do que eu .....

Ja viste se têm folga as rodas ?

Eu tentei mexe-las de um lado para o outro, e não mexem nada, não me parece que tenhas folgas. Empenadas também não parecem estar, não lhes tirei os pneus, mas pelo exterior, as rodas parecem boas, não têm qualquer toque..

Lança

Mensagem  camsilva em Qua 03 Jul 2013, 19:45

Acho que esse comportamento tem a ver com o guiador estar muito em cima nas bainhas, deixa a frente muito solta em altas!
Ja houve por aí n relatos de pessoal a queixar-se disso, mas sinceramente não sei especificar melhor uma solução.

Deixa ver se aparece alguem com experiência na coisa Wink 

camsilva

Mensagem  nmd_pro em Qua 03 Jul 2013, 20:30

Já viste se tens os raios das rodas bem apertados bem como as suspensoes da frente? podem tar mal alinhadas e depois isso acontecer, verifica tambem se atras a medida dos espaçadores de afinação de corrente tb estao iguais dos dois lados

nmd_pro

Mensagem  Lança em Qua 03 Jul 2013, 20:44

camsilva escreveu:Acho que esse comportamento tem a ver com o guiador estar muito em cima nas bainhas, deixa a frente muito solta em altas!
Ja houve por aí n relatos de pessoal a queixar-se disso, mas sinceramente não sei especificar melhor uma solução.

Deixa ver se aparece alguem com experiência na coisa Wink 

Isso não me parece que seja, porque com as rodas de origem, a 160 km/h não fazia isto. É que mal bati nos 100/110, a mota começou a ficar descontroladíssima, se não tivesse reduzido a velocidade de imediato, tinha ido ao tapete.

Lança

Mensagem  motorato em Qua 03 Jul 2013, 20:48

ja me aconteceu quando montei as minhas, foi um rolamento a vida, tive de por 2 rolamentos em vez de 1 e nunca mais aconteceu

motorato

Mensagem  Lança em Qua 03 Jul 2013, 20:50

motorato escreveu:ja me aconteceu quando montei as minhas, foi um rolamento a vida, tive de por 2 rolamentos em vez de 1 e nunca mais aconteceu
Amanhã vou lá à oficina a ver se os gajos me desmontam aquilo e vêm o que se passa. No Clube XT, o master entendido da XT, tb me disse que era uma coisa a verificar o estado dos rolamentos

Lança

Mensagem  SMToys em Qua 03 Jul 2013, 22:10

Caro Lança:

Coloque sua moto sobre um stand ( ou banco ou suporte ) e rode as rodas com a mão verificando:

- Ruidos anormais e folgas nos rolamentos..
 - O alinhamento entre o pneu e o aro ( usando o vinco ou linha na lateral do pneu ) procurando falhas na montagem pneu/roda...
 - Verifique o assentamento dos raios no cubo e no aro ( podem estar "tortos" ou mal posicionados ) e a tensão dos mesmos (pode-se usar um objeto metálico batendo levemente nos mesmos,a diferença no "tom" pode mostrar raios mal-tensionados). Esta moto requer uma atenção especial neste detalhe...
 - Verifique a banda de rodagem ( area de contato pneu/solo ) enquanto gira a roda, pois pode existir um deslocamento interno das lonas ( causado por acidente ou defeito de fabricação-raro- que se manifesta com o uso do pneu ) e deve ser feito SÓ após a certeza do alinhamento dos outros itens da roda...

Segundo o que eu entendi, o problema se originou após a troca das rodas,portanto serão o foco da sua atenção na inspeção. Vale ressaltar, porém, que esta substituição modifica a toda a geometria da moto ( Caster e Trail ) , modificando as reações da moto, e FORÇANDO o trabalho de componentes em outra posição, e com uma carga maior ( rodas menores ).

Talvez fosse interessante, após a verificação das rodas, sua atenção em alguns componentes como:
   _ Roletes e pista da direção
   _ Molas e óleo ( aconselhável substituir por um mais "viscoso" para endurecer um pouco a dianteira ) e alinhamento da mesa/bengalas
   _ Regulagem,( e verificação..) da suspensão traseira, e se seu uso permitir, endurecer e "abaixar um pouco" a traseira de forma a compensar a roda menor na dianteira da moto.

As reações da moto "transformada em SM" são bem diferentes da sua moto " de origem" durante a pilotagem ( nada semelhante ao problema que vc descreveu no Tópico...) mas devem ser melhores, sempre !!!

Parabéns por sua moto! Tive toda a família "Teneré" aqui no Brasil e uma XT igual á sua ( mesma cor,inclusive...) e gosto muito desta moto da Yamaha .cheers 

Espero ter ajudado...Boa Sorte !!!

Última edição por SMToys em Qui 04 Jul 2013, 15:41, editado 1 vez(es)

SMToys

Mensagem  Lança em Qua 03 Jul 2013, 22:16

Obrigado pelas dicas SMToys, amanhã vou à oficina ver da calibragem das rodas, e dos rolamentos.

Lança

Mensagem  R6_Blue em Qua 03 Jul 2013, 23:04

Eu diria que isso deveria ser calibrado.

Na minha CRF ao apertar no reboque com a cinta saltou um chumbo/peso do aro e agora a mota treme que da medo.

Calibrar as rodas e verificar aperto dos raios e estado dos rolamentos.

Depois conta-nos.

Cumps

R6_Blue

Mensagem  Lança em Qua 03 Jul 2013, 23:08

R6_Blue escreveu:Eu diria que isso deveria ser calibrado.

Na minha CRF ao apertar no reboque com a cinta saltou um chumbo/peso do aro e agora a mota treme que da medo.

Calibrar as rodas e verificar aperto dos raios e estado dos rolamentos.

Depois conta-nos.

Cumps

Pois, eu esta tarde não fui ao tapete por pouco, porque mal acelerei um bocado mais, ela começa a tremer, e se não tenho diminuído logo a velocidade espalhava-me à grande. 
Vou fazer isso amanhã bem cedo R_6, espero que fique resolvido.

Lança

Mensagem  RickyFMX em Qui 04 Jul 2013, 08:53

Boas!

Pois, poderá ser dos rolamentos de facto, ou do 120 num aro 3.0 (deveria ser um 3.5 para o pneus abrir mais), isso a mim trouxe-me instabilidade numa ex-XT600 que tive....

Poderá ser também de uma deformação do pneu que a olho nu poderá não dar para ver....

RickyFMX

http://www.supermoto-portugal.com

Mensagem  Lança em Qui 04 Jul 2013, 09:33

Bom, já fui à oficina, e o mecânico disse-me que na opinião dele o problema de ela começar a, e cito: "varejar", devia ser do pneu da frente:

Tirou-se o pneu da roda, e meteu-se um 120/70 Michelin Pilot Radial, que o homem tinha para lá para desenrascar, entretanto lá se calibrou a roda (apesar de o homem insistir que a única coisa que a calibração faz é a atenuação da trepidação sentida nas mãos), e notou-se que a roda está um (bom) bocado empenada.

Enfim, fui experimentar com este pneu e com a calibração feita, e o que é certo é que melhorou bastante, só começa a tremer um bocado a partir dos 140/150, isto não me chateia muito, porque com as voltas que eu dou no dia a dia, normalmente não atinjo essa velocidade, portanto talvez dê para andar durante mais este mesinho.

Uma coisa que me está a chatear um bocado é o facto de o pneu de trás roçar um pouco na ponteira (tenho a de origem) com o baixar da suspensão (a descer passeios por exemplo). Como resolvo isto ? (perguntei ao mecânico e ele disse-me que uma solução seria pôr umas anilhas mais grossas nos parafusos de fixação da ponteira, desviando-a um pouco para a direita.) (Não queria mudar a ponteira, pelo menos para já, a menos que surja aí um negócio daqueles.)

Conclusões e questões:

1) Fiquei com o pneu que o homem me pôs para desenrascar (o meu pneu de trás tb tá fraco, para o mês que vem devo muda-lo, e assim mudo os 2).
2) Antes de mudar os pneus, tenho que ir mandar desempenar a roda. O homem disse-me que na motoclasse os gajos encaminhavam para um gajo que fazia isso bem. Alguém sabe de mais alguma coisa? e preços aproximados?
3) Quando mudar de pneus o que me aconselham? 110-70 frente e 140-60 trás / 120-70 frente e 150-60 trás ?

Última edição por Lança em Sab 06 Jul 2013, 09:09, editado 1 vez(es)

Lança

Mensagem  R6_Blue em Qui 04 Jul 2013, 11:31

Opta por 120 e 150. um 140 e mt estreito numa 600.

As anilhas na ponteira sao uma boa solucao.

Ve que preco levam pra desempenar.
.pode compensar comprar so o aro novo.

R6_Blue

Mensagem  Lança em Qui 04 Jul 2013, 11:41

R6_Blue escreveu:Opta por 120 e 150.  um 140 e mt estreito numa 600.

As anilhas na ponteira sao uma boa solucao.

Ve que preco levam pra desempenar.
.pode compensar comprar so o aro novo.

Sim, já várias pessoas me disseram isso, a minha dúvida é mais em relação ao pneu da frente. tenho um aro de 3.00' e não 3.50', aqui deve-se aplicar um 110 ou um 120? No caso de ter de ser um 110, a diferença para o 150 de trás não fica muito grande (e foleira)?

cumps

Lança

Mensagem  RickyFMX em Qui 04 Jul 2013, 12:01

Não deves notar muita diferença entre um 110 ou um 120 num aro 3.0 pois o 120 fica muito fechado...

Eu colocava o 110 - 150

A minha ex-XT também roçava no escape de origem, mas era muito ao de leve...

RickyFMX

http://www.supermoto-portugal.com

Mensagem  motorato em Qui 04 Jul 2013, 20:40

em relaçao aos pneus mete 120/60 e 150/60 que fica bom. eu preferia o 120/60 ao 120/70 porque fica mais bonita.
em relaçao ao desempenar eu deixei a minha jante aqui ao pe de minha casa, na expopneu que eles enviam para a famosa casa de braga que fazem um trabalho 5estrelas e barato e ate deixam pintada a cor que quiseres. a minha estava bastante empenada e foi 35€/40€ se nao me engano ja com pintura
qualquer coisa diz que digo te onde e, ou vou la contigo na boa

motorato

Mensagem  Lança em Qui 04 Jul 2013, 20:44

motorato escreveu:em relaçao aos pneus mete 120/60 e 150/60 que fica bom. eu preferia o 120/60 ao 120/70 porque fica mais bonita.
em relaçao ao desempenar eu deixei a minha jante aqui ao pe de minha casa, na expopneu que eles enviam para a famosa casa de braga que fazem um trabalho 5estrelas e barato e ate deixam pintada a cor que quiseres. a minha estava bastante empenada e foi 35€/40€ se nao me engano ja com pintura

Obrigado! Agora tenho que ver quando tenho tempo para tratar disso, depois contacto-te! Quanto tempo demorou isso? expopneu? (presumo que seja na zona da expo? Se sim, estou mesmo perto!

Lança

Mensagem  motorato em Qui 04 Jul 2013, 20:49

Lança escreveu:
motorato escreveu:em relaçao aos pneus mete 120/60 e 150/60 que fica bom. eu preferia o 120/60 ao 120/70 porque fica mais bonita.

Obrigado! Agora tenho que ver quando tenho tempo para tratar disso, depois contacto-te! Quanto tempo demorou isso? expopneu? (presumo que seja na zona da expo? Se sim, estou mesmo perto!

por acaso o nome engana, a loja fica na amadora e outra em belas http://www.expopneu.pt/
penso que cerca de uma semana, ate e rapido

motorato

Mensagem  Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 11:32

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

:: Geral :: Geral

Permissão deste fórum: