Ajuda na escolha

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Ajuda na escolha

Mensagem  rmartins em Dom 15 Set 2013, 19:47

Boas, 

Preciso de trocar umas ideias com pessoal já rodado nisto das supermoto. 

Há dias tive a oportunidade de dar umas voltinhas numa xtx 660, para matar saudades das duas rodas e fiquei convencido que ando a perder a oportunidade de passar uns bons momentos. 

A ideia da supermoto parece-me ser o indicado para mim, quer por gostar da posição de condução, o da versatilidade e da estética. 

O difícil é saber o que escolher, é aqui que conto convosco. Para já, defini que pretendo não passar dos 500cc e tenho como pré escolha uma wr250x. 

Sugestões ? 

Obrigado, 

RM

rmartins

Re: Ajuda na escolha

Mensagem  pedrowr125x em Dom 15 Set 2013, 19:59

sinceramente na minha opinião a wr250x em termos de aspecto nem se compara à xt660x, a wr é muito mais gira e mais agressiva. tem uma suspensão melhor tambem e pesa menos, mas custa tanto quanto a xt660x, só por ai ia para a xtx, pois aposto que te irás fartar mais rápido, por isso em termos financeiros a xtx é a melhor opção, tens sempre como sacar potência à wr, sendo possivel com escape e programmer da fmf sacar 4-5 cv, mas não vale a pena. Wink 
EDIT: só vi agora que não queres mais de 500cc, uma xr400 a SM e com uns upgrades ultrapassa uma wr250x na boa, com o dinheiro que gastas na wr, metes em acessórios numa xr400 e ainda te sobra dinheiro

pedrowr125x

Mensagem  OldMan em Dom 15 Set 2013, 20:04

Não disseste qual é o teu objectivo com a mota. Que uso lhe pretendes dar?

OldMan

Mensagem  motorato em Dom 15 Set 2013, 20:52

se não pretendes gastar muitos €€ também tens uma boa opção que e a xt600. Não e tao agressiva como a 660 mas mexe se bem.
Já agora tenho a minha xt600 já a SM a venda Very Happy

motorato

Mensagem  rmartins em Dom 15 Set 2013, 21:05

Boas,

antes de mais, obrigado pelas prontas respostas. Entretanto percebi que, por ter andado a navegar pelo fórum, acabei por colocar o post inicial no sitio errado, peço a algum moderador que mova a conversa para o local adequado.

Pois, faltou precisamente isso, o que é que pretendo da mota. Basicamente que funcione como meio de transporte secundário e que sirva para aliviar o stress de vez em quando. Não pretendo fazer grandes viagens, embora não ponha de parte a possibilidade de servir como veículo para ir de férias, mas aí, a ser, será mais em modo passeio do que propriamente com o intuito de me deslocar de A a B no menor tempo possível, como acontece quando se faz viagens via AE.

Quanto à questão da xtx660, apesar de ter gostado da experiência no geral, há dois pontos que gostei menos, o primeiro, o peso da mota, estava habituado a andar YZ125, DTR, por aí, a diferença de peso é muito assinalável. O segundo ponto, o efeito travão motor é muito evidente, não sei se é das motas onde esse efeito é mais perceptível, ou se em regra as 4T são todas assim...

RM

rmartins

Mensagem  caxuda em Dom 15 Set 2013, 21:22

rmartins escreveu:Boas,

antes de mais, obrigado pelas prontas respostas. Entretanto percebi que, por ter andado a navegar pelo fórum, acabei por colocar o post inicial no sitio errado, peço a algum moderador que mova a conversa para o local adequado.

Pois, faltou precisamente isso, o que é que pretendo da mota. Basicamente que funcione como meio de transporte secundário e que sirva para aliviar o stress de vez em quando. Não pretendo fazer grandes viagens, embora não ponha de parte a possibilidade de servir como veículo para ir de férias, mas aí, a ser, será mais em modo passeio do que propriamente com o intuito de me deslocar de A a B no menor tempo possível, como acontece quando se faz viagens via AE.

Quanto à questão da xtx660, apesar de ter gostado da experiência no geral, há dois pontos que gostei menos, o primeiro, o peso da mota, estava habituado a andar YZ125, DTR, por aí, a diferença de peso é muito assinalável. O segundo ponto, o efeito travão motor é muito evidente, não sei se é das motas onde esse efeito é mais perceptível, ou se em regra as 4T são todas assim...

RM
Há várias coisas que tens de referir para te podermos ajudar a escolher uma moto. Uma delas já disseste, falta saber quanto queres gastar e se queres comprar novo ou não.

Pelo que disseste até agora sugiro que dês uma vista de olhos nas suzuki drz400 supermotard.

caxuda

Mensagem  rmartins em Seg 16 Set 2013, 18:07

Boas, 

O objectivo inicial seria apontar para a casa dos 3k, mas não é impossível esticar até aos 5, que é nesta altura a barreira psicológica. 

Nunca ponderei comprar nova, visto que será, como disse um veículo de utilização secundária e lazer, apesar de me parecer que os preços das motos usadas são tipicamente inflacionados, se tivermos por referência as diferenças de valores entre novos e usados, para uma dada idade de uso, no mercado dos automóveis. 

RM

rmartins

Mensagem  rmartins em Dom 22 Set 2013, 19:31

Boas! 

Depois de mais pesquisa, começo a achar que modelos interessantes com menos de 500cc são algo escassos. A já sugerida DRZ 400, a julgar por outras fontes, parece ser algo mortiça, a wrx250, aparenta ser demasiado "pequena" para aguentar bons ritmos sem dar chatices. 

Pelo que tenho visto, para uma utilização não muito agressiva, as sugestões vão para as Duke, para as husqvarna 610, ou seja, tudo acima do meio litro. 

Outra coisa que me interessa é que seja SM de origem, ou que tenha a alteração devidamente legalizada, mas com preferência para a primeira opção. 

Digam coisas, perguntem coisas... 

Obrigado. 

RM

rmartins

Mensagem  motorato em Dom 22 Set 2013, 20:15

se tiveres orçamento vai para uma ktm 690 sm ou duke e ficas com uma mota para bastante tempo e mesmo muito boa
Ou para um orçamento mais baixo a 640.
Tens também a xt660x que e sempre uma boa opção. eu comprei agora uma e estou contente, chega bem para o que eu quero e quando houver €€ vou para a ktm 690 que adorei conduzir

motorato

Mensagem  OldMan em Dom 22 Set 2013, 21:59

Basicamente para o que pretendes tens as máquinas do costume:
KTM SMC 640/660/690
KTM Duke 390/690
Husqvarna SM 610/630

Depois das japonesas tens (legalizadas com as 17'' de fábrica):
Suzuki DRZ 400
Honda FMX 650
Yamaha XTX 660

OldMan

Mensagem  R6_Blue em Dom 22 Set 2013, 22:26

Topico movido para a secção indicada.

Cumprimentos

A moderação.

R6_Blue

Mensagem  rmartins em Qui 26 Set 2013, 22:27

OldMan escreveu:Basicamente para o que pretendes tens as máquinas do costume:
KTM SMC 640/660/690
KTM Duke 390/690
Husqvarna SM 610/630

Depois das japonesas tens (legalizadas com as 17'' de fábrica):
Suzuki DRZ 400
Honda FMX 650
Yamaha XTX 660
ainda acrescento aí a wr250x e a recente honda crf250m, que me parece ser mais 'timida' que a concorrente da yamaha. Tenho um consecionário ao pé da porta e, à partida, vou ter a oportunidade de experimentar, sem compromisso, estes modelos.

RM

rmartins

Mensagem  OldMan em Sex 27 Set 2013, 19:28

Só não as tinha acrescentado por causa do que tinhas dito antes:

rmartins escreveu:A já sugerida DRZ 400, a julgar por outras fontes, parece ser algo mortiça, a wrx250, aparenta ser demasiado "pequena" para aguentar bons ritmos sem dar chatices.

Nessa onda das 250cc continuo a preferir uma AJP PR5. No site já não têm modelo SM (antes tinham), mas podes ligar para a fábrica e saber se ainda têm alguma por lá.

OldMan

Mensagem  caxuda em Sex 27 Set 2013, 20:03

rmartins escreveu:Boas! 

Depois de mais pesquisa, começo a achar que modelos interessantes com menos de 500cc são algo escassos. A já sugerida DRZ 400, a julgar por outras fontes, parece ser algo mortiça, a wrx250, aparenta ser demasiado "pequena" para aguentar bons ritmos sem dar chatices. 

Pelo que tenho visto, para uma utilização não muito agressiva, as sugestões vão para as Duke, para as husqvarna 610, ou seja, tudo acima do meio litro. 

Outra coisa que me interessa é que seja SM de origem, ou que tenha a alteração devidamente legalizada, mas com preferência para a primeira opção. 

Digam coisas, perguntem coisas... 

Obrigado. 

RM
Se gostaste da xt660x não podes dizer que uma drz400 é morta. Laughing

caxuda

Mensagem  Jomba em Sex 27 Set 2013, 20:58

Pelo que dizes, parece-me que a WR 250 X poderá ser uma excelente opção! Eu nunca andei em nenhuma, mas pelas especificações acho que se enquadra bem no que queres!

O problema principal é o preço, é uma mota cara! Há dias vi uma usada na net a bom preço e que parece em bom estado, para além de ser vendida por um stand relativamente perto de ti:

http://www.standvirtual.com/motos/anuncios/Yamaha/WR/M797627/

Jomba

Mensagem  motorato em Sex 27 Set 2013, 23:57

pelo preço da wr250 compras uma xt660x e na minha opiniao ficas melhor servido. mota muito fiavel, tenho um amigo com uma com 97mil km e continua a andar muito bem. economica. so e um bocado pesada, mas isso e habituaçao

motorato

Mensagem  rmartins em Sab 28 Set 2013, 20:22

Boas!

OldMan escreveu:Só não as tinha acrescentado por causa do que tinhas dito antes:

rmartins escreveu:A já sugerida DRZ 400, a julgar por outras fontes, parece ser algo mortiça, a wrx250, aparenta ser demasiado "pequena" para aguentar bons ritmos sem dar chatices.
Nessa onda das 250cc continuo a preferir uma AJP PR5. No site já não têm modelo SM (antes tinham), mas podes ligar para a fábrica e saber se ainda têm alguma por lá.
Tens razão, embora esta seja uma noção que só se tem depois de experimentar a mota, com base em comentários ou textos é sempre mais difícil. O que é muito fraco para uns, pode ser muito potente para outros... e por isso mesmo uns dizem que a mota X é fraquinha e outros dizem que a mesma mota X é um canhão e que não há melhor!
Quanto à AJP, tenho a ideia, que pode estar errada, que sendo necessária alguma assistência, é sempre uma chatice. Aqui, imagino que nada bata a Honda e Yamaha, peças e agentes é coisa que não falta.

Revendo as opções, e não querendo comprar uma mota 'muito velha', as opções seriam, do lado das grandes, as que sugeriste, e do lado das pequenitas, temos a WRX, a nova Honda M, embora esta, pelas especificações esteja um bocado abaixo do que me parece ser interessante, e ainda a AJP. Como comecei por dizer, no primeiro tópico, a WRX foi das primeiras a ter lugar na minha lista, mas como nunca tive a oportunidade de testar nenhuma, não sei até que ponto isso continuará a ser verdade, depois do dia em que dê umas voltinhas em cima dela.

Jomba escreveu:Pelo que dizes, parece-me que a WR 250 X poderá ser uma excelente opção! Eu nunca andei em nenhuma, mas pelas especificações acho que se enquadra bem no que queres!

O problema principal é o preço, é uma mota cara! Há dias vi uma usada na net a bom preço e que parece em bom estado, para além de ser vendida por um stand relativamente perto de ti:

http://www.standvirtual.com/motos/anuncios/Yamaha/WR/M797627/
Sim, é um facto, o preço é um bocado puxado e isso condiciona o valor das usadas e também a quantidade de exemplares que se vêm na rua... Essa do link está a um preço interessante, para a idade que tem.

motorato escreveu:pelo preço da wr250 compras uma xt660x e na minha opiniao ficas melhor servido. mota muito fiavel, tenho um amigo com uma com 97mil km e continua a andar muito bem. economica. so e um bocado pesada, mas isso e habituaçao
Não digo que fique mal servido, mas também me parece que dizer que o preço é igual é capaz de ser exagerado. No link acima, temos um modelo de 2011, por 3800€, na imagem seguinte, para um valor semelhante, temos uma mota de 2006.

Vou tentar experimentar umas e outras até ter uma opinião mais fundamentada e aí tomar uma decisão!

Obrigado a todos,

RM

rmartins

Mensagem  Jomba em Sab 28 Set 2013, 21:09

Pelo que dizias: uma mota leve, divertida para umas voltas de lazer, de baixa cilindrada e com pouco travão motor, acho que a WR250X é bem melhor que a XT660X!

Para que queres uma mota com 180Kgs a fazer 97.000 Kms, quando podes andar com uma bem mais ágil, leve (menos de 140Kgs) e divertida se vais fazer 1.000 ou 2.000 Kms por ano no máximo?

Acho que o pessoal muitas vezes compra uma mota que tem forçosamente que parecer cara (do tipo, "tenho uma 600cc!") e depois anda em cidade ou vai para a praia montado num boi pesado!

Eu já tive uma XT660X e arrisco a dizer (mesmo sem ter andado em nenhuma WR250X) que para as voltinhas na cidade e ir ao café preferia a WR250X!

Ricardo, se puderes experimenta as 2 motas e escolhe a que melhor te "assenta", e não a que dá mais "cenário", até porque XT660X há aos montes, WR250X são muito mais exclusivas!

Jomba

Mensagem  pedrowr125x em Sab 28 Set 2013, 21:20

Jomba escreveu:Pelo que dizias: uma mota leve, divertida para umas voltas de lazer, de baixa cilindrada e com pouco travão motor, acho que a WR250X é bem melhor que a XT660X!

Para que queres uma mota com 180Kgs a fazer 97.000 Kms, quando podes andar com uma bem mais ágil, leve (menos de 140Kgs) e divertida se vais fazer 1.000 ou 2.000 Kms por ano no máximo?

Acho que o pessoal muitas vezes compra uma mota que tem forçosamente que parecer cara (do tipo, "tenho uma 600cc!") e depois anda em cidade ou vai para a praia montado num boi pesado!

Eu já tive uma XT660X e arrisco a dizer (mesmo sem ter andado em nenhuma WR250X) que para as voltinhas na cidade e ir ao café preferia a WR250X!

Ricardo, se puderes experimenta as 2 motas e escolhe a que melhor te "assenta", e não a que dá mais "cenário", até porque XT660X há aos montes, WR250X são muito mais exclusivas!

X2 uma wr250x é uma mota muito divertida, e que não se comporta muito como uma 250cc, é que nem vale a pena comparar a wr250x com a crf250m.
http://www.youtube.com/watch?v=_RqoFY6Vquo

pedrowr125x

Mensagem  OldMan em Sab 28 Set 2013, 22:18

rmartins escreveu:Quanto à AJP, tenho a ideia, que pode estar errada, que sendo necessária alguma assistência, é sempre uma chatice. Aqui, imagino que nada bata a Honda e Yamaha, peças e agentes é coisa que não falta.
Tive uma AJP e nunca tive problemas quanto a isso. A AJP é nacional e tem a fábrica em Lousada. Sempre que precisava de alguma peça o stand (no Porto) ligava para lá e na mesma semana tinha as peças montadas na mota.

Última edição por OldMan em Sab 28 Set 2013, 22:19, editado 1 vez(es)

OldMan

Mensagem  L_Cobain27 em Ter 01 Out 2013, 16:47

ktm 400 , por exemplo .. Rolling Eyes

L_Cobain27

Mensagem  rmartins em Ter 29 Abr 2014, 21:05

Boas! 

Pois é, ainda cá ando Very Happy

Estou em vias de desistir da ideia da wr, não por achar que não seja aquilo que eu procuro, mas porque o mercado destas notas não existe. 

Assim sendo, alargando um pouco o leque de pesquisa, comecei a considerar uma Duke 390.

Que me dizem? 

RM

rmartins

Mensagem  Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 00:16

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: