Embreagem oleo gasgas

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Embreagem oleo gasgas

Mensagem  GilPedro em Dom 03 Nov 2013, 19:56

Boas pessoal, a embreagem da minha mota não esta a embrear 100% poderá ser de o óleo já ser velho e perder a viscosidade??? Suspect

GilPedro

Re: Embreagem oleo gasgas

Mensagem  GilPedro em Dom 03 Nov 2013, 23:10

Onde andam os técnicos da casa Very Happy 

O óleo da embreagem e o mesmo dos travões??

GilPedro

Mensagem  neon em Seg 04 Nov 2013, 01:18

Estás a falar do óleo do mecanismo de atuação da embraiagem ou do óleo do motor mesmo, que é partilhado com a caixa? Se é o do mecanismo de actuação, ou seja, que vai desde a bomba da manete até ao cilindro então em princípio sim, deve levar DOT

neon

Mensagem  GilPedro em Seg 04 Nov 2013, 17:29

É o da bomba ya leva dot 4, vou mudar o óleo e ferrar de novo a ver, se não deve ser os oring lixados.

GilPedro

Mensagem  R6_Blue em Seg 04 Nov 2013, 18:31

Sim o oleo da embreagem e o mesmo dos travoes DOT4.

Muda o oleo e purga bem o circuito para nao haver ar dentro e experimenta.

Depois disso que poderia ser? Discos da embreagem?

Vai informando a malta para termos mais noçao do tema.

Cumps

R6_Blue

Mensagem  sfajardo em Seg 04 Nov 2013, 18:39

No caso da GasGas não sei mas a minha Husqvarna leva oleo mineral na bomba da embraiagem, deve estar escrito na tampa da bomba.
Atenção que se for mineral não pode ser usado oleo DOT e que tambem existem tipos de oleo DOT que não podem ser misturados.
A ter em conta tambem que se a tua caixa de velocidades usar o mesmo oleo do que o motor então o mesmo tem de ser especifico, caso contrario a embraiagem vai começar a "patinar"...

sfajardo

Mensagem  R6_Blue em Seg 04 Nov 2013, 18:47

Bem visto sfajardo mas se for so o oleo da bomba este nao entra em contacto com os discos ou estou confundido?

R6_Blue

Mensagem  GilPedro em Seg 04 Nov 2013, 19:37

Obrigado pessoal. problema resolvido, a bomba desferrou, óleo dot 4 ferodo e já esta a bombar Very Happy

GilPedro

Mensagem  pmonteiro em Ter 05 Nov 2013, 00:06

sfajardo escreveu:No caso da GasGas não sei mas a minha Husqvarna leva oleo mineral na bomba da embraiagem, deve estar escrito na tampa da bomba.
Atenção que se for mineral não pode ser usado oleo DOT e que tambem existem tipos de oleo DOT que não podem ser misturados.
A ter em conta tambem que se a tua caixa de velocidades usar o mesmo oleo do que o motor então o mesmo tem de ser especifico, caso contrario a embraiagem vai começar a "patinar"...
As KTM mais antigas, como a 520 também levam oleo mineral. As seguinte, 525 salvo erro já levavam Dot 4.

O Mineral tem algumas vantagens face aos dot:
- Menos agressivo com borrachas (vedantes)
- Quando os vedantes começam a ceder e o oleo passar para o motor/embraiagem, este não altera as propriedades do oleo do motor, logo não causa danos.

Desvantagens:
- Temperatura de ebulição menor logo, menos resistência ao stress por aquecimento.

Resistência ao aquecimento é aliás a vantagem dos dot e vai aumentando conforme a sua numeração, ou seja o dot5.1 é o que tem temperatura de ebulição mais elevada.

Cuidados a ter:
- O dot 5 é o único dos dot que não pode ser misturado com outros dot pois é um lubrificante à base de silicone, logo diferente dos restantes. Todos os outros podem ser misturados sem problemas.
- Circuitos que levem oleo mineral não devem ser abastecidos com oleos Dot pois os vedantes não são tão resistentes e irão à vidinha deles num instante.
- Se o circuito leva dot 5, só se pode meter dot 5
- Se leva qualquer um dos outros dot (3, 4, 5.1) meter 5.1 pois é o mais eficaz.

pmonteiro

Mensagem  neon em Ter 05 Nov 2013, 02:36

pmonteiro escreveu:
sfajardo escreveu:No caso da GasGas não sei mas a minha Husqvarna leva oleo mineral na bomba da embraiagem, deve estar escrito na tampa da bomba.
As KTM mais antigas, como a 520 também levam oleo mineral. As seguinte, 525 salvo erro já levavam Dot 4.

O Mineral tem algumas vantagens face aos dot:
- Menos agressivo com borrachas (vedantes)
- Quando os vedantes começam a ceder e o oleo passar para o motor/embraiagem, este não altera as propriedades do oleo do motor, logo não causa danos.

Desvantagens:
- Temperatura de ebulição menor logo, menos resistência ao stress por aquecimento.

Resistência ao aquecimento é aliás a vantagem dos dot e vai aumentando conforme a sua numeração, ou seja o dot5.1 é o que tem temperatura de ebulição mais elevada.

Cuidados a ter:
- O dot 5 é o único dos dot que não pode ser misturado com outros dot pois é um lubrificante à base de silicone, logo diferente dos restantes. Todos os outros podem ser misturados sem problemas.
- Circuitos que levem oleo mineral não devem ser abastecidos com oleos Dot pois os vedantes não são tão resistentes e irão à vidinha deles num instante.
- Se o circuito leva dot 5, só se pode meter dot 5
- Se leva qualquer um dos outros dot (3, 4, 5.1) meter 5.1 pois é o mais eficaz.
Ora nem mais! Eu uso 5.1 em tudo, tanto carros como na mota Wink

neon

Mensagem  sfajardo em Ter 05 Nov 2013, 23:47

R6_Blue escreveu:Bem visto sfajardo mas se for so o oleo da bomba este nao entra em contacto com os discos ou estou confundido?

Correto, o oleo da bomba da embraiagem não entra em contacto com os discos.
Só no caso do Oring da bomba secundaria estar nas ultimas e deixar passar oleo mas ai já se trata de uma avaria...

sfajardo

Mensagem  Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 06:02

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: