Ajuda na compra da 1ª mota

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Ajuda na compra da 1ª mota

Mensagem  carequinhasebas em Ter 26 Nov 2013, 00:05

Boas o meu nome é Sebastião e inscrevi-me neste forum com o intuito de receber alguma ajuda, dos mais compreendidos na matéria, para a compra da minha primeira motinha 125...
Eu já tenho alguma experiencia no que toca a 2 rodas, já conduzi uma scooter 50 a 2t e uma casal a 2t (mudanças para mim nao representam qualquer obstáculo) e já dei umas voltinhas (no bairro) com a diversion 600 do meu pai.
Mas a questão central aqui é:
Tenho 18 anos e peso cerca de 65kg e meço 1.79 (1.80 é o que está no BI)

-pelas pesquisas que tenho andado a fazer percebi que para o meu uso seria uma mota a 4t, devido à distância diária a percorrer (cerca de 35km ida + 35 volta, casa-faculdade-casa) devido aos baixos consumos e ao desgaste mais reduzido.

-Entretanto e tendo em conta estes factores efectuei uma pesquisa na internet, em sites tipo OLX e CustoJusto por uma mota que satisfizesse os meus requisitos.

1º- gosto do estilo SM (apesar do meu estilo preferido ser desportiva, tipo GSX, mas como ainda nao posso tirar carta A e as 125 desportivas nao me enchem o olho prefiro muito mais as SM)

2º- o percurso tanto poderia ser por auto estrada como por localidades, que pelo caso de optar por 1 SM seria melhor localidade porque seria mais divertido...

3º- o orçamento... a parte mais dolorosa. Apenas tenho até 1500/1600€ (já puxadinhos) para gastar...

pelas motas que tenho visto tenho andado um pouco indeciso entre algumas

Kreidler Supermoto 125dd
XT125X SM (estas encontro algumas com cerca de 10mil 15mil KM por 1700€, mas penso que baixariam o preço para 1500/1600 se conseguisse regatear alguma coisa Smile  )
I.moto supermoto 125
Orion 125 (acho que é pouco conhecida)
Dafier 125 ("        "   "       "      "        )

Destas sei que a XT125X provavelmente seria a melhor aposta, pela marca mais reconhecida, e pelo que tenho lido/visto ser a que apresenta ter mais força no arranque e tudo o resto... 
Mas tenho algumas duvidas, qual destas me aconselham e que me satisfaria melhor em termos de consumos e de dar um pouco de "diversão" quando eu quisesse puxar por ela...

E por fim, se conhecerem alguem que tenha alguma destas para venda(dentro dos preços que disse) e no caso de me interessar que me digam qualquer coisinha. Wink

Obrigado e peço desculpa pelo TESTAMENTO mas pronto, nao queria deixar nada ao acaso....

carequinhasebas

Re: Ajuda na compra da 1ª mota

Mensagem  OldMan em Ter 26 Nov 2013, 13:37

Não tens interesse numa AJP? Parece-me ser a que tem melhor relação peso<->potência e não são propriamente caras.

OldMan

Mensagem  Gonças29 em Ter 26 Nov 2013, 15:50

Tenho um físico idêntico ao teu e tive a wr125X, gostei bastante...

A xt125 é do mesmo género mas mais baixa e um pouco menos potente...

Gonças29

Mensagem  carequinhasebas em Ter 26 Nov 2013, 19:58

OldMan escreveu:Não tens interesse numa AJP? Parece-me ser a que tem melhor relação peso<->potência e não são propriamente caras.
Uma AJP que seja SM? sinceramente, e posso estar enganado, nao tenho visto muitas, e as que vejo no OLX e CustoJusto são sempre mais do valor que falo... :S daí excluir logo essa marca (que me parece ser muito porreira e é portuguesa, o que dá logo outro ar de sua graça, ehehehe)

Gonças29 escreveu:Tenho um físico idêntico ao teu e tive a wr125X, gostei bastante...

A xt125 é do mesmo género mas mais baixa e um pouco menos potente...
Pois... aí é que está a questão, fiquei completamente apaixonado pela WR... mas logo fiquei de coração partido ao ver os preços das usadas... sempre de 2000€ pra cima. O que está bastante acima do meu orçamento.

Bem sei que com 1500€ nao posso pedir muito, mas é o que tenho, e se existe alguma (pouca) hipótese de escolha gostava de ser aconselhado para a que for melhor.

Muito obrigado pelas respostas e aguardo mais algumas!  Smile

carequinhasebas

Mensagem  carequinhasebas em Ter 26 Nov 2013, 19:59

ahh e esqueci-me de mencionar que sou da zona da grande Lisboa, logo excluir um bocado os negócios que vejo fora desta zona. 

E mais um acrescento, nao tenho muita pressa para comprar a mota porque a carta só a acabo para inícios de Janeiro.

carequinhasebas

Mensagem  Vodka em Ter 26 Nov 2013, 21:58

Por esses preços vai para AJP. É a mais bonita, é portuguesa, e de motor é tão boa ou melhor que as restantes.

Vodka

Mensagem  camsilva em Ter 26 Nov 2013, 22:02

Na casa dos 1500€ o melhor que tens a arranjar são mesmo as AJP. Há algumas com 150/200 cc e com 125 no livrete, que podem ser bons investimentos. Em termos de preços, és capaz de arranjar alguma por esses valores, mas na tua zona já não sei. O OLX é o teu melhor amigo Wink 

Sem ser AJP, tens as xt e as dr 125, ambas com motor de guerra, não tão performantes como a wr (que é um caso á parte e por esses valores esquece lá), mas também não se pode esperar muuito mais duma 125 4t.
PS: Fui ao olx, tens aqui uma xt 125 e uma dr 125, aí pela tua zona. Dá lá um salto e investiga melhor por ti Wink 

Fora o que referi, tens as "chinesas". Pessoalmente tenho uma imoto tigris 125 há 3 anos, já precisei de material para ela (plásticos, manetes, peças da suspensão, e coisas do género) e nas ultimas vezes correu tudo pelo melhor. Inclusive tive uma queda derivada dum acidente em Abril, e em menos de 2 semanas até o cartucho da suspensão estava no mecanico, por isso.. Neutral 

Os motores dessas motas normalmente são replicas de motores das japas, no meu caso é replica do motor suzuki 125, encontrado por exemplo na dr 125. Não quer dizer que sejam iguais e tenham as mesmas condições (não vou comparar isso porque é complicado e é um tema que pode dar origem a discussões), mas pelo menos peças não tens problemas em arranjar! Smile 

Já vi kreidlers e imotos com 30/40 mil km's, com os problemas habituais e nada que não acontecesse noutras motas.

Tudo depende do que queres. Podes facilmente encontrar chinesas por preços bem inferiores a japas, tendo as japas mais uns bons anos em cima.. As ajp nem sempre são faceis de encontrar! Wink 

Desculpa o testamento!
PS: Vou-te mandar PM Smile 

camsilva

Mensagem  carequinhasebas em Ter 26 Nov 2013, 22:40

sim eu ja percebi que ajps nao é muito facil de encontrar... pelas pesquisas que tenho feito pelo menos... mas em relação às "chinesas", nao conheço ninguem que tenha kreidler ou i-moto, mas pelas criticas que vejo na net nao me parecem más, e confesso que a primeira mota que andei a ver foi a kreidler, que me agradou bastante em termos de estética, mas depois comecei a ler mais e comecei a gostar bastante da XT... mas como disse ainda estou numa de ver motas e pensar bem, porque a carta so a tenho para inicios de janeiro, daí nao querer tomar nenhuma decisao precipitada porque será a minha motinha durante os proximos anos (os de faculdade e os quee virão até arranjar um carro, que pessoalmente está em segundo plano porque a paixao pelas duas rodas é mais forte que por carros...). obrigado pela tua resposta e aguardo então o teu PM Smile

carequinhasebas

Mensagem  Monstrosity em Qua 27 Nov 2013, 02:30

Entre as motas que podes dentro desse orçamento, a melhor é mesmo a xt. Eu tenho uma, e nunca me deu problemas, como já disseram, tem um motor de guerra, bastante fiável mesmo, e bem divertida de se conduzir.
Por 1500€ é que não acho que seja assim tão fácil de arranjares(Eu próprio estou a vender a minha, e nunca na vida venderia por esse preço).
Vai procurando no olx, até que apareça uma boa oportunidade, se quiseres aumentar o orçamento tens sempre a minha Laughing

Monstrosity

Mensagem  carequinhasebas em Qua 27 Nov 2013, 11:38

Pois tambem gostava de ter um orcamento com mais folga mas a crise chega a todos e como sou eu quem vai pagar a mota não posso estar com grangrandes despesas... Pelo que vou mesmo ter que tentar arranjar uma pela dinheiro que referi.. Obrigado pela tua opiniã acerca da xt porque é uma das que estou mais inclinado...

carequinhasebas

Mensagem  L_Cobain27 em Qui 28 Nov 2013, 07:46

pois bem , eu 125 4T , nunca tive , mas já conduzi algumas ..

a minha opinião , é esta : AJP .

por vários motivos , esteticamente impecáveis , nesses valores compras do modelo anterior que .. alguns plásticos são compatíveis com os das Kawasaki kx e por aí fora , material muito barato mesmo , se bem me lembro em tempos de ler algures no fórum , um colector de escape custava menos de 40€ ou algo parecido .

outro factor , é a leveza , e o facto da mota ser mais 'estreita' na zona do banco etc , até porque a AJP tem o depósito por baixo do banco e não por cima do motor .. e também , por ser portuguesa , fábrica em Lousada (porto) , as peças chegam rápido , e , do que tenho conhecimento , são impecáveis na assistência Wink

numa 125 4T , acho que se queres o factor fun , tens de pensar um pouco no peso da mota .. e claro , terás a vantagem de um dia comprar um cilindro 150 se não arranjares uma já com ele montado , ou meteres um motor 200 sem problema algum .

quem andava a vender a AJP era o juarix já com travagem 300mm à frente se não me engano , mas já não encontro anuncio , acho que era à volta desses valores que ele queria vender .

L_Cobain27

Mensagem  carequinhasebas em Qui 28 Nov 2013, 20:55

isso dos 300mm nao percebo nada, se a paixao pelas 2 rodas trouxesse logo o conhecimento era bom mas nao trás XD Mas sim eu vou ver melhor disso Smile
Obrigado Smile

carequinhasebas

Mensagem  L_Cobain27 em Qui 28 Nov 2013, 23:39

não sei a medida do original , mas 300mm , já é bem grande Wink

L_Cobain27

Mensagem  carequinhasebas em Sex 29 Nov 2013, 00:16

L_Cobain27 escreveu:não sei a medida do original , mas 300mm , já é bem grande Wink
mas o que é que tem 300mm? desculpa se a pergunta é muito estupida mas como disse eu nao tenho conhecimentos nenhuns disto, sei o que é um pistão, uma ponteira, carter, e pouco mais... lol

carequinhasebas

Mensagem  Vodka em Sex 29 Nov 2013, 01:41

Os 300 mm a que ele se tá a referir é o diametro do disco do travão da frente.

Vodka

Mensagem  carequinhasebas em Sex 29 Nov 2013, 01:43

Vodka escreveu:Os 300 mm a que ele se tá a referir é o diametro do disco do travão da frente.
ok e obrigado pelo esclarecimento. Afinal a vida é um caminho infindável de conhecimentos nao é? X)

carequinhasebas

Mensagem  L_Cobain27 em Sex 29 Nov 2013, 07:01

não fui muito explícito não , mas , uns dias por cá e já começas a perceber melhor os 'termos técnicos' Wink

L_Cobain27

Mensagem  Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 19:40

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: