qual escolher entre husqvarna 510 e 610

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

qual escolher entre husqvarna 510 e 610

Mensagem  freddy em Qui 22 Maio 2014, 19:24

boas pessoal, estou com algumas dúvidas para escolher uma supermoto.

a minha idéia é entre estes segmentos porque não seria para fazer muitos quilómetros apenas para dar umas voltas.

também gostaria de ler opiniões ou sugestões sobre outros modelos/marcas que me possam aconselhar

freddy

Re: qual escolher entre husqvarna 510 e 610

Mensagem  R6_Blue em Qui 22 Maio 2014, 19:33

Se é so para dar umas volta e curtir um pouco entao escolhe a 510 por peso, por potencia por diversao. 

A 510 é uma mota mais agressiva do que a 610 embora uma 610 tem a vantagem de ser mais docil e nao requer tanta manutençao.

Ha muitas motas que te poderiam servir, desde as husqvarnas, yamaha xt, honda crf SM, suzuki drz etc...

Tudo depende do que necessitas exactamente, porque uma 51p ou uma CRF450 por exemplo requer muita manutençao porque sao motores que vai muito no limite.

R6_Blue

Mensagem  freddy em Qui 22 Maio 2014, 19:40

não é necessidade, é mais um capricho..

eu tenho uma ligeira noção da manutenção destas motas, e claro que se tivesse a hipótese de arranjar uma com a pedrada destas e com uma manutenção mais acessível seria o ideal.. mas julgo que isso não exista..

tinha idéia de a 510/525 fosse ligeiramente melhor em termos de manutenção
sim eu sei que nao faltam prai e modelos.. mas já sm de origem não são muitos nestes segmentos..

freddy

Mensagem  R6_Blue em Qui 22 Maio 2014, 19:50

Uma 510 ou 530 da Husqvarna sao motas praticamente de competiçao e a diversao com ambas esta assegurada.

A manutençao excessiva que elas requerem nem sempre tem por que ser um quebra cabeça, pois se o dono lhe der o devido cuidado a mota nao tem porque avariar salvo que seja mero azar ou falho do material que isso pode acontecer com qualquer mota independentemente da marca.

Levar um cuidado nas mudanças de oleo e filtros, afinaçao das valvulas cada duas por tres e a mota sera sempre um relogio suiço.

Alem das 510/530 tens:
KTM 450 SMR - nao sei se existem matriculadas em portugal mas os donos pedem muitos euros por elas...

CRF450X SM - versao recente supermotard de origem que nem sei se ja se comercializa em Portugal

Tens as Husabergs tambem.

Pessoalmente gosto das 510SMR porque sao bastante leves e a estetica agressiva e o motor tem muita pedrada.

Cumps

R6_Blue

Mensagem  freddy em Qui 22 Maio 2014, 19:55

cada duas/3 horas verificar afinacao valvulas?

opa o que me deixa algo de pé atrás é que até tenho um negócio de uma 510 smr mas está quase na fase das horas anunciadas da marca para uma revisao a fundo.. as 90 horas. e estar a comprar pra gastar logo grande nota preocupa-me.. mesmo fazendo a revisão atempadamente coisa que não seria difícil tem se que a cada 10mil km aproximadamente mudar rolamentos da cambota e o resto qu eja nao me recordo ao certo o que a marca aconselha.. tem mesmo que ser a cada 90 horas como a marca diz?

é que nas dtr's por exemplo a marca aconselha uma coisa e no entanto tenho uma que já fez 5x mais do que a marca aconselha pra trocar pistão e conheco delas a fazer 7x mais e até já se considera "normal" mudar pistao com essa quilometragem...

freddy

Mensagem  R6_Blue em Qui 22 Maio 2014, 20:06

Quando digo fazer afinaçao de valvulas cada duas por tres nao me refiro a 3 horas. O manual da mota seguramente manda afinar tipo cada X kms ou cada X horas mas nao sao cada 3h pode ser cada 30 ou 40 horas nao tenho ideia.

Eu na CRF nao mudo o oleo cada 1000kms, e as valvulas vai para afinar quando ela começar a custar a arrancar.

As marcas mandam fazer toda essa manutençao e nesses prazos para se salvaguardarem. Eu tb ja tive 3 dtr e nunca nenhuma me avariou nas maos e olha que nem o oleo lhes trocava... so metia gota e oleo de mistura...

So mesmo alguem com muito dinheiro ou que saiba fazer e tenha material para fazer em casa é que se vai por a mudar rolamentos da cambota no prazo que estipula o manual.

O problema é que tudo isso depende das sortes, pode andar anos e nao partir e pode partir logo na primeira semana...e se partir os valores sao bastante elevados para por a mota a rolar de novo.

R6_Blue

Mensagem  freddy em Qui 22 Maio 2014, 20:09

afinal enganei me.. na huqvarna fala em 135 horas se for fora do motocross..

a caa 135 horas diz pra mudar o pistao, a biela , o veiozito da cambota, rolamentos cambota, e os restantes rolamentos..

esta revisão mete um bocado de medo porque este material para estes motores é um bom bocado caro... fora o que diz para verificar caso necessário substituir.. é praticamente o resto do motor todo.

mas isto é para o modelo 2014.. pois só tem esse no site, nas ktm's fala em 90 horas

freddy

Mensagem  R6_Blue em Qui 22 Maio 2014, 20:20

Claro ha que ter em conta que sao pensadas para competir e na competicao um piloto pro da muita porrada na mota e um usuario comum como tu ou eu nao lhes damos nem metade da porrada que um pro, logo nas nossas maos o mais normal é que aguentem muito mais.

R6_Blue

Mensagem  freddy em Qui 22 Maio 2014, 20:37

sim isso eu sei.. mas mesmo 135 horas fora do motocross é um bom bocado agressivo.. 15 horitas de mudanca de oleo+filtro. da ai talvez mil km..

135 horitas da prai 10mil km.. fazendo uma média de 70 e poucos km por hora.

mas a minha dúvida era mesmo isso.. se as revisoes tem que ser mesmo como la diz.. é que nestes motores sempre me aconselharam a fazer as revisoes a horas para não ter dissabores

freddy

Mensagem  RickyFMX em Sex 23 Maio 2014, 07:22

Eu como gosto de fazer kms, com o mínimo de preocupações possível, entre as 2 que falas escolhia a 610, embora reconheça perfeitamente que a 510 é um brinquedo mais divertido! (já experimentei as 2)

E com 3000€ podes ir buscar uma 610 praticamente nova AQUI  thumbup 

RickyFMX

http://www.supermoto-portugal.com

Mensagem  OldMan em Sex 23 Maio 2014, 12:52

Pessoalmente e imaginando que estariam ambas ao mesmo preço eu preferia optar por algo que não me desse tanto trabalho/preocupação.

A minha Husaberg por exemplo, tem uma pedrada valente, mas eu preciso disso? Nem por isso...
Cada vez que me lembro de me esticar em cima dela me apercebo da margem que ainda tenho para aprender, por isso estou muito longe de aproveitar toda essa pedrada que ela tem para oferecer.

Na altura, se tivesse tido essa oportunidade, teria passado para uma KTM 690 SMC (que será mais idêntica à Husky 610), mas o preço delas era outro. Não sei a experiência que tens, mas eu vim de uma AJP 200 por isso fosse para qual fosse ia notar uma evolução tremenda! A SMC era mais do que suficiente para o uso que dou à minha — andar em cidade para o trabalho<>casa e passeios mais longos aos fins de semana (quando calha).

Se puderes vai ver esta Husky 610 que o Ricky deixou o link e vê o que te parece. Acredita que já muita diversão consegues tirar de uma mota destas, basta ter mãozinhas para ela.

OldMan

Mensagem  freddy em Sex 23 Maio 2014, 14:51

eu já tenho uma idéia do andamento dela.. e é uma mota que se aguenta bem para quem já tem alguma experiencia que é o meu caso..

o uso que vou dar não é nada diário.. é apenas mesmo dar umas voltas de vez em quando.

ja experimentei a duke 690 e não me impressionou muito.. por outro lado ja experimentei uma smt 990 e até achei engraçada de conduzir mas não tanto como estes segmentos 450/5xx, sao motas diferentes claro..

eu estava inclinado para este negócio AQUI

o que dizem? atenção que podem ser outras marcas/modelos estou totalmente aberto a propostas, posso nem estar a tomar uma boa escolha... quando se tem dinheiro na mão tem-se possibilidade de escolher muito bem e até porque é uma mota pra me satisfazer e espero que o faça totalmente.. visto que as que tenho de momento já nada me dizem..

freddy

Mensagem  freddy em Sex 23 Maio 2014, 16:44

mas olha OldMan se quiseres vender a tua ... pode-se ver disso  Laughing

freddy

Mensagem  OldMan em Sex 23 Maio 2014, 20:40

freddy escreveu:mas olha OldMan se quiseres vender a tua ... pode-se ver disso  Laughing
Sabes que isto depois de passar pela minha mão valoriza para mais do dobro Laughing

Por enquanto estou bem com ela Twisted Evil 

OldMan

Mensagem  freddy em Dom 25 Maio 2014, 12:33

alguém me pode aconselhar sobre a 510 que postei aqui?

freddy

Mensagem  Jorge Dias em Seg 26 Maio 2014, 09:46

Cool Tendo em conta tudo o que já foi dito e apenas restando o factor ano da mota e preço , eu ia para a 610 sem olhar para tras..tem menos km"s , é mais recente, já tem Leo vince , e requer manutenção mais soft...portanto no doubt"s...Husky 610...já tive uma 450 smr (2005) e uma 610 a carburador(2006) e são motas similares, apesar da 450/510 ser ready to race e mais vocacionada para pista..

Para o que desejas eu ia para a do User Fundo Cool

Jorge Dias

Mensagem  freddy em Seg 26 Maio 2014, 19:36

não sei onde viste os kms da 510.. pois ele não os refere e tem menos.. a volta de 10mil pra ser mais preciso..

so mesmo experimentando essa 610.. pois nunca testei nenhuma mas pelo que consegui apurar é mais pesada e mais lenta.. o que eu não queria numa mota..

freddy

Mensagem  Nodiggity em Qua 28 Maio 2014, 12:46

Eu não me queixo da falta de potência da minha 610sm. Isto é uma mánica lol

Nodiggity

Mensagem  jota em Qua 28 Maio 2014, 13:17

curtir à bruta e idas a kartodromos - 510
curtir - 610

jota

Mensagem  Fininho em Qua 28 Maio 2014, 19:27

jota escreveu:curtir à bruta e idas a kartodromos - 510
curtir - 610

Está tudo dito  Rolling Eyes

Fininho

Mensagem  freddy em Sab 31 Maio 2014, 20:30

já fui ver a 510.. e é normal ter mais baixas do que altas?

de resto achei mesmo uma mota levezinha e ligeirinha de conduzir, parece uma 125 mas com muito mais power

freddy

Mensagem  Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 14:22

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: