dtr 170

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: dtr 170

Mensagem  camsilva em Sex 05 Set 2014, 22:34

Paulo Silva escreveu:Não é necessário exame. Eu já me inscrevi na carta e como é óbvio perguntei isso e eles disseram que não era necessário. Era passar lá e eles enviavam a carta para o IMTT. Se não me engano até tinha que pagar uma baixa quantia. 

O exame era se tirasse só aos 24 anos.
Estou para ver isso Paulo. Ou está alguma coisa meio traficada aí no meio (desculpa desde já se estiver errado!), ou eu e muitas escolas de condução estão completamente erradas, porque pelo menos 3 me disseram o mesmo: "é necessário exame para passar da A2 para a A livre"..

camsilva

Mensagem  ValtexY em Sex 05 Set 2014, 22:38

camsilva escreveu:
Paulo Silva escreveu:Não é necessário exame. Eu já me inscrevi na carta e como é óbvio perguntei isso e eles disseram que não era necessário. Era passar lá e eles enviavam a carta para o IMTT. Se não me engano até tinha que pagar uma baixa quantia. 

Estou para ver isso Paulo. Ou está alguma coisa meio traficada aí no meio (desculpa desde já se estiver errado!), ou eu e muitas escolas de condução estão completamente erradas, porque pelo menos 3 me disseram o mesmo: "é necessário exame para passar da A2 para a A livre"..
Pois também acho suspeito não precisar de nada e só pagar...se assim for vou á tua escola condução tirar a carta LOL Razz

ValtexY

Mensagem  pedrowr125x em Sab 06 Set 2014, 00:49

camsilva escreveu:

como o camsilva disse e com toda a razão, é preciso exame para ir de A2 para A, antigamente é que não era assim, fazias os 2 anos com 25KW e ficavas deslimitado. agora se quiseres passar de 35KW para deslimitado podes fazer exame, ou um curso de condução no imtt. Agora podes é passar da carta de 125cc/11KW para a carta de 35KW após 2 anos sem ser preciso exame ou assim, aconteceu a um amigo meu  Wink

pedrowr125x

Mensagem  ValtexY em Sab 06 Set 2014, 09:04

pedrowr125x escreveu:
camsilva escreveu:

como o camsilva disse e com toda a razão, é preciso exame para ir de A2 para A, antigamente é que não era assim, fazias os 2 anos com 25KW e ficavas deslimitado. agora se quiseres passar de 35KW para deslimitado podes fazer exame, ou um curso de condução no imtt. Agora podes é passar da carta de 125cc/11KW para a carta de 35KW após 2 anos sem ser preciso exame ou assim, aconteceu a um amigo meu  Wink

Como assim Pedro? se tiveres carta A1 há dois anos, e quiseres tirar a A2 não precisas de exame?  Evil or Very Mad

Mais informações que encontrei:

Caso possua este último averbamento na carta de condução há pelo menos 2 anos – categoria A com acesso gradual aos 18 anos - e pretenda conduzir um motociclo sem restrição, basta requerer esse averbamento nos serviços do IMTT. Não é necessário realizar qualquer exame.

com isto acho que o Paulo tem razão.

ValtexY

Mensagem  pedrowr125x em Sab 06 Set 2014, 10:14

ValtexY escreveu:
pedrowr125x escreveu:
camsilva escreveu:

Como assim Pedro? se tiveres carta A1 há dois anos, e quiseres tirar a A2 não precisas de exame?  Evil or Very Mad

Mais informações que encontrei:

Caso possua este último averbamento na carta de condução há pelo menos 2 anos – categoria A com acesso gradual aos 18 anos - e pretenda conduzir um motociclo sem restrição, basta requerer esse averbamento nos serviços do IMTT. Não é necessário realizar qualquer exame.

com isto acho que o Paulo tem razão.
sim, com 2 anos na A1 ficas com a A2 sem exame, aconteceu a um amigo meu.
de certeza que estás a ver a lei nos regulamentos mais recentes, é que tenho quase a certeza que precisas de exame para passar de A2 para A Rolling Eyes

pedrowr125x

Mensagem  ValtexY em Sab 06 Set 2014, 10:18

Não sei... Shocked
Um dia perco um tempinho e vou ao Imtt para me explicarem isso direitinho.  Mad

ValtexY

Mensagem  pedrowr125x em Sab 06 Set 2014, 10:18

mais simples é impossível:
Idade para obtenção de categorias:

Categoria A1 - formação e propositura a exame por escola de condução.
Categoria A2 - formação e propositura a exame por escola de condução.
Mas, se o titular de carta de condução da categoria A1 há, pelo menos 2 anos, pretende
obter a categoria A2 pode optar por:
•Autopropor-se a exame prático (dispensando de formação e propositura a
exame por escola de condução), ou
•Realizar uma ação de formação, ficando dispensado de realizar exame de
condução

Novas categorias
•Deixa de existir o conceito de subcategoria de carta de condução.
•Foram inseridas/alteradas as seguintes categorias de carta de condução:
AM: Inclui ciclomotores, motociclos até 50cc e quadriciclos ligeiros
A1: Motociclos até 125 cc, até 11 kW de potência e relação potência/peso até 0,1kW/kg;
Triciclos até 15 kW
A2: Motociclos até 35 kW, relação potência/peso até 0,2 kW/kg, não derivados de versão
com mais do dobro da sua potência máxima
A: Motociclos e triciclos
Categoria A - formação e propositura a exame por escola de condução. Mas, o titular
de carta de condução da categoria A2 há, pelo menos, 2 anos, com idade mínima de 20
anos e que pretende obter a categoria A pode optar por:
•Autopropor-se a exame prático (dispensando de formação e propositura a
exame por escola de condução), ou
•Realizar uma ação de formação ficando dispensado de realizar exame de
condução
desculpem pelo off-topic

pedrowr125x

Mensagem  freddy em Sab 06 Set 2014, 11:08

podes indicar onde ta isso escrito?

pois o que transcreveste informa que de A1 para A2 e de A2 para A é igual

freddy

Mensagem  freddy em Sab 06 Set 2014, 11:15

nesse caso, então o que o paulo disse pode ser verdade, a escola de condução faz a acção de formação ou diz que faz, isso não interessa, e ele tem acesso a carta seguinte

freddy

Mensagem  ValtexY em Sab 06 Set 2014, 14:40

Pois por isso é que acho estranho não ser preciso exame...pode sim fazer como disse o fredd, dizer que dá a formação e passa a carta logo e metem uns trocos ao bolso  Twisted Evil

ValtexY

Mensagem  camsilva em Sab 06 Set 2014, 17:54

pedrowr125x escreveu:[...]
A: Motociclos e triciclos
[...]
Realizar uma ação de formação ficando dispensado de realizar exame de
condução

desculpem pelo off-topic
Pensava que isto só era válido de A1 para A2! Assim sendo está explicado o mistério. Fixe era criar-se um tópico com esta informação Pedro, (posso tratar disso quando tiver um bocado), com algumas das dúvidas espalhadas por esse fórum fora.

Ah, e pedir a alguém para limpar este tópico..  Embarassed Sorry freddy  thumbup

camsilva

Mensagem  pedrowr125x em Sab 06 Set 2014, 19:22

pois o ideal era mesmo criar um tópico com estas informações. quando saiu esta lei, o imtt lançou um ficheiro pdf a explicar tudo, mas agora não o encontro. a ver se o encontro e crio ai um tópico com isto. uma das coisas que nem o imtt me sabe responder é se eu, com a carta de 25KW, agora posso conduzir qualquer mota dado que já fiz 2 anos de carta.  Rolling Eyes

pedrowr125x

Mensagem  freddy em Seg 08 Set 2014, 00:12

pedro esse ficheiro que procuras é de fácil acesso, também serve para os restantes pois é um "must read" lol

escreve rhlc no google e carrega no segundo link.

rhlc significa regulamento da habilitação lega para conduzir

freddy

Mensagem  freddy em Qui 11 Set 2014, 13:47

material adicionado à lista

freddy

Mensagem  Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 16:35

Conteúdo patrocinado

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: