Retirar ou não o catalizador?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Retirar ou não o catalizador?

Mensagem  Dorsoduro em Ter 26 Jan 2010, 13:34

Boas,

Queria colocar a minha bicilindrica (Aprilia Dorsoduro) com um cantar mais forte! Não existem para mim escapes aftermarket no mercado que encaixem tão bem como os de origem da moto, daí a opção trocar de escapes, pelo menos por enquanto estar fora de questão.

Já falei com uma casa de escapes que me aconselhou a retirar o catalizador da moto, (o catalizador fica sensivelmente a meio entre os colectores e as saídas de escape), na mesma casa disseram-me que caso não ficasse satisfeito que poderiam "limpar" os escapes de origem.

A minha questão é, será que posso danificar alguma coisa à moto retirando o catalizador, tipo trocar as voltas à gestão electrónica ou algo semelhante?

Alguém tem experiencia sobre este assunto, pessoal ou através de conhecidos que se possa pronunciar?

P.S. Se retirar o catalizador será de maneira a que o possa voltar a colocar de forma relativamente simples e fácil, se eventualmente não gostar ou simplesmente pelas futuras inspecções!

Cumps

Dorsoduro

Re: Retirar ou não o catalizador?

Mensagem  Mr_Trecolareco em Ter 26 Jan 2010, 15:49

Boas,

Tendo em conta que está em bom estado, a iminência das IPO ( andam a adiar mas qqer dias chegam a sério e os escapes de origem vão fazer falt.) e principalmente o custo dele, eu preferia adquirir um escape ou ficar quieto ( como eu estou em relação á minha lol)

No entanto há quem o faça ( http://www.superduke.net/forum/viewtopic.php?t=8826&highlight=exhaust+removal ) mas é recomendável que se afine a injecção posteriormente pois corre o risco de ficar demasiado pobre ( nas SD há hipotesse de reprogramar o ecu ou compra de um powercomander para que em banco com sonda widdeband)

Não conheço o escape da DD mas na SD nao há maneira de retirar sem danificar permanentemente o escape de origem. Se na Aprilia der para remover e afinar com facilidade então seria uma hipotesse a considerar.

Mr_Trecolareco

http://www.trackfreeks.com

Mensagem  bOoM em Ter 26 Jan 2010, 18:32

Mr_Trecolareco escreveu:Boas,

Tendo em conta que está em bom estado, a iminência das IPO ( andam a adiar mas qqer dias chegam a sério e os escapes de origem vão fazer falt.) e principalmente o custo dele, eu preferia adquirir um escape ou ficar quieto ( como eu estou em relação á minha lol)

No entanto há quem o faça ( http://www.superduke.net/forum/viewtopic.php?t=8826&highlight=exhaust+removal ) mas é recomendável que se afine a injecção posteriormente pois corre o risco de ficar demasiado pobre ( nas SD há hipotesse de reprogramar o ecu ou compra de um powercomander para que em banco com sonda widdeband)

Não conheço o escape da DD mas na SD nao há maneira de retirar sem danificar permanentemente o escape de origem. Se na Aprilia der para remover e afinar com facilidade então seria uma hipotesse a considerar.

Boas,

pelo que sei, quando se tira o catalizador a uma hornet, esta fica com um ronco mais parecido a uma R.
Em relação à dorsoduro, não sei como são os colectores, mas sei como é a ponteira. Não te aconselhava ir à Aprilia, isto se compraste a mota nova, pois vais lá para retirar o catalizador, e eles dizem logo que perdes a garantia.

Só um offtopic:
Em relação as IPO, não sei se vai avante. Acho que os custos são muito altos já nos carros, como é que eles iriam suportar economicamente mais milhares de motas? Just my oppinion Very Happy

Cumps

bOoM

Mensagem  Bonus em Ter 26 Jan 2010, 23:33

Mais vale optar por um escape akrapovic, leovinci, termignoni, etc etc..
Já vi e gosto bastante

Não gostas dos GPR?
http://aprilianews.blogspot.com/2008/09/gpr-exhausts-for-dorsoduro.html

Os Akrapovic ficam brutais..

Os Leovinci

Uma marca que não é muito conheçida mas tem escapes espectaculares para ktm e aprilias.. ZARD.

É tudo uma questão de gosto..

Bonus

Mensagem  R6_Blue em Qua 27 Jan 2010, 17:26

Boas

Na minha humilde opinião acho que deves deixar os escapes de origem exactamente como são "de origem".
Eu infelizmente ja aprendi essa liçao quer em motas quer em carros, que nao compensa modificar o que é material de origem, ou seja, estou de acordo alterar (meter) mas tendo sempre o material original guardado na garagem para o futuro.

Contem que as IPO vao pra frente pelo sim pelo nao...muitos países ja o fazem e Portugal gosta de ser o macaco de imitaçao (senao veja-se o tema do casamento gay que Portugal ja aprovou...).

No teu caso o que eu faria era esperar ate ser possivel meter uns akrapovic ou outra marca que gostes. Uns escapes desportivos de uma marca de referencia sempre valorizam uma mota, é algo que podes sempre ate vender por separado sem perder muito dinheiro.

Cumps

R6_Blue

Mensagem  Dorsoduro em Qua 27 Jan 2010, 21:29

Boas,

Conheço todos os escapes que existem para a Dorsoduro, na minha opinião são os Zard que melhor encaixam, mas mesmo assim, não existem nenhums que encaixem tão bem como os de origem. O espaço que fica entre os escapes e as carenagens não me agrada em nada!

Os valores para esses escapes em Portugal rondam todos entre os 1.250€ e 1.500€!! Valorizam a moto é certo, mas não estou a ver facilidades em vender separadamente estes escapes um dia que venda a moto! (Se existissem tantas Dorsoduros como Hornets seria outra história Very Happy )

Ou seja, um investimento em escapes para esta moto é assumir claramente que vou perder muito dinheiro mais tarde.

Estava a pensar em optar só pelo link da leovince que elimina o catalisador e que se adapta aos escapes de origem. O que ainda não sei é se retiro proveito dele com os escapes de origem no que respeita ao ronco!

URL=http://img685.imageshack.us/i/decat.jpg/][/URL]

A minha dúvida mantém-se! Será que se retirar o catalisador vou ganhar mais ronco na moto?

Dorsoduro

Mensagem  bOoM em Qua 27 Jan 2010, 21:49

Na minha opinião acho que ficas mais ronco se os retirares.
Falo pelo exemplo da hornet.. Não conheço mais ninguem que tenha feito o mesmo a outras motas.

Cumps

bOoM

Mensagem  zipper em Qua 03 Fev 2010, 19:39

O som não deve variar muito pois os silenciadores continuam lá mas mesmo assim é possivel que fique com um som mais forte...és capaz de ganhar é binario a meia rotação e um pouco mais de saida como não tens lá o catalisador a apertar o fluxo de gases....isto se a injecção tratar de afinar a diferença da saida de gases e compensar...senão vais ficar com a mistura provavelmente pobre e a Aprilia vai dar o berro mais cedo....

zipper

Mensagem  N@ndo em Seg 08 Fev 2010, 17:42

Dorsoduro, desculpa estar a "utilizar" o teu tópico, mas queria só fazer uma pergunta on-topic ao Bonus. Bonus, tens algum feedback de pessoal que tenha GPR?

Eu estive a ver para a minha mota no catálogo de 2010, e têm coisas muito interessantes à minha vista e carteira. Laughing Wink

N@ndo

Mensagem  RickyFMX em Qui 04 Mar 2010, 18:05

Ora bem, isto que falaste aqui de "limpar" os escapes de origem, é algum processo que se pode voltar atrás (mesmo com algumas soldas) ou é processo para "limpar" e ficar sempre limpo?

É que não queria investir nuns escapes para a minha Pegaso, visto que tenho outras coisas em que prefiro investir, e a Pegaso não é moto para o resto da vida Twisted Evil

Ou seja, queria uma voz mais grossa para a minha Pegaso, mas se vierem as inspecções, queria-lhe dar o xarope para a por a cantar como cantava de origem... Cool
Que casas conhecem que "limpem" os escapes?

RickyFMX

http://www.supermoto-portugal.com

Mensagem  Apoli em Sex 05 Mar 2010, 10:31

Bonus escreveu:Mais vale optar por um escape akrapovic, leovinci, termignoni, etc etc..
Já vi e gosto bastante

Não gostas dos GPR?
http://aprilianews.blogspot.com/2008/09/gpr-exhausts-for-dorsoduro.html

Os Akrapovic ficam brutais..

É tudo uma questão de gosto..

São simplesmente brutais.
Quanto aos de origem, eu cá não sou Apreciador.
Em relação a tirares o catalizador, não te metas nisso. Pelos vários motivos já referidos não te aconselho e vais te arrepender.
E se essa é realmente a MOTA para ti, não sejas timido em investir nela.

Apoli

Mensagem  Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 17:59

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: