Dúvidas - KTM | Husqvarna | Husaberg

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Dúvidas - KTM | Husqvarna | Husaberg

Mensagem  baleo em Dom 07 Dez 2014, 02:13

Viva.
A grande dúvida que paira sobre os noobs das SM's.... que mota comprar?
A mota será para usar praticamente todos os dias em que não chova mas apenas para trajectos curtos (normalmente 10 km/dia). 
Não vou dizer que sou um mestre da mecânica mas julgo que até me desenrascarei a mudar óleos e ver válvulas.... mais do que isso acho que não... Como é óbvio, queria uma moto o mais fiável possível mas também gosto que tenham gana qb.

Os modelos que estava a pensar seriam:
KTM 525/530
Husqvarna 510
Husaberg 650

A que realmente me enche as medidas (pelo que fui lendo) seria a Husaberg... a minha dúvida é em relação à fiabilidade pois já li comentários muito díspares. Mas esta mota deve ter um andamento fantástico....

A KTM seria a minha 2ª escolha, influenciado pelo meu amigo Fetue (que acabou há pouco tempo de reconstruir uma 525 que está aqui no fórum). Ele disse-me que eram motores bastante fiáveis com uma manutenção mais "relaxada" (sem cair no desleixe, claro).

A Husqvarna aparece aqui apenas porque gosto da estética... Realmente pouco conheço desta mota aparte de um ou outro comentário que refere que também tem um motor jeitosinho. Mas estou a zeros acerca de manutenção e fiabilidade.

Agradecia a vossa ajuda. Não será para fazer a compra para já mas gosto de me ir preparando para saber exactamente o que me interessa.

baleo

Re: Dúvidas - KTM | Husqvarna | Husaberg

Mensagem  OldMan em Seg 08 Dez 2014, 19:36

Boas!

Só posso falar por mim, por isso cá vai.
Na altura em que comprei a Husa a outro membro cá do forum ainda ponderei entre uma Husqvarna SMR 510 (usada) e uma KTM SMC 690 (nova, porque usadas nem vê-las...). Mesmo agora continuo a achar que a SMC era a mais indicada para mim. Não sou o gajo com mais andamento nem de perto nem de longe. Gosto de sentir os esticões, só isso. A SMC para além de ter uma manutenção mais relaxada não teria levado o choque que levei no inicio (passei de uma AJP 200 para esta).

Ainda hoje fui passear, e só te posso dizer que chego sempre a casa com um sorriso de orelha a orelha Very Happy
Roda da frente a levantar sem eu pedir, roda de trás a patinar, e eu não puxo muito por ela porque, mais uma vez, não ando de mota muitas vezes e por isso nunca vou ter a prática que precisava para dominar um demónio destes. Tal como tu, faço trajectos curtos no dia-a-dia e só ando quando não chove.

Porque é que optei pela Husa? A SMC nova custava mais do dobro, a Husqvarna não fazia a mínima ideia de onde vinha e já tinha uns quantos km em cima. Pelo que via aqui no forum, o antigo dono da Husa ainda tinha menos tempo do que eu tenho para andar nela e a mota estava com muito pouco uso. Foi uma questão de melhor negócio.

Se estivesses a falar das Husqvarna mais recentes eu optava por essas, que são basicamente KTM disfarçadas (são mesmo iguais). Ainda que eu goste muito das 525/530, disse a mim mesmo que não ia arranjar uma mota que não tivesse as rodas de 17'' averbadas no livrete e curiosamente, na primeira semana que levei a Husa para o trabalho fui mandado parar, estava tudo em ordem.

Neste momento, como já te deves ter apercebido, não há mais Husaberg para ninguém. A juntar a isso pelo que tenho lido as peças para estas mais velhinhas vão começando a escassear. A própria Husaberg/KTM tinha dito que só iria fabricar peças para elas durante 10 anos. Já desde 2002 que se vendem estas 450/550/650 (ainda que tenham sofrido alterações nas mais recentes 2006-2008). O que faz com que no limite, em 2018 deixem de haver peças novas. Depois é só uma questão de tempo (1/2 anos?) até deixarem de existir por completo. Quando soube disso mentalizei-me que vou usufruir da minha até ter problemas sérios em arranjar qualquer peça que precise, a partir daí vendo-a (a trabalhar obviamente).

Ou seja, regendo-me pelos meus parâmetros e imaginando que todas as alternativas que pões seriam motas bem tratadas, neste momento talvez optasse pela KTM. Caso dês importância ao que diz no livrete ou arranjas forma de legalizar as 17'' (que parece que dá) ou procuras uma SMC. Não sei como está o mercado para peças dessas Husqvarna, mas não deve estar muito diferente do da Husaberg. Apenas por serem ambas motas que já não se fabricam nem têm sucessores actuais optava pela KTM.

OldMan

Mensagem  baleo em Dom 14 Dez 2014, 02:50

Realmente é uma boa maneira de ver as coisas. Sabia que a Husaberg ia acabar mas nunca tinha pensado nisso das peças.
Eu moro em Santa Maria da Feira e a mota será para andar por estas zonas.... aqui é tudo mais "relaxado" no que diz respeito à caça à multa portanto isso das rodas estarem ou não legalizadas não é uma prioridade imediata.

Alguém me sabe dizer algo acerca do andamento das 525? É o modelo que mais se encontra à venda....

baleo

Mensagem  OldMan em Seg 15 Dez 2014, 13:36

O broly (cá do forum) teve uma 525 paralelamente à husa 650. Vê se consegues encontrar feedback dele por cá.

OldMan

Mensagem  baleo em Seg 15 Dez 2014, 13:42

já ando para falar com ele há uns tempos. vou tentar. thanks

baleo

Mensagem  OldMan em Ter 06 Jan 2015, 13:42

Só por curiosidade, e ainda em relação ao assunto "peças para husabergs": http://husaberg.org/husaberg/19454-already-some-spares-2008-finished.html

Esse user tem uma loja em Inglaterra (que foi onde encomendei algumas peças da última revisão). Pelos vistos foi para encomendar o que me parece ser o "guarda lamas" traseiro (aquela peça plástica que protege o lixo de ir para o amortecedor) para uma Husaberg de 2008 e já nem sequer é possível de encomendar pela KTM.

OldMan

Mensagem  baleo em Qua 07 Jan 2015, 01:49

Pois... já me decidi. Husaberg meti logo de parte.
Depois de uns dias a andar a namorar uma 560 smr verifiquei que esta mota ia ser o cabo dos trabalhos... tinha de lhe meter toda a instalação eléctrica para gerar corrente para luzes, tinha de mandar equilibrar a cambota, mudar rolamentos e soldar cárteres para evitar um dos problemas crónicos que elas apresentam, tinha de andar sempre em cima dela em termos de revisões, etc. Rendi-me às 525's.

Já procurei e, assim de repente encontrei dois aparentes bons negócios. Uma EXC e uma MXC. Deverei orientar-me pela primeira devido às diferenças na caixa (5ª e 6ª mais compridas) e ao depósito mais pequeno (gosto mais).

Irei dando novidades...

baleo

Mensagem  vmoreira em Ter 13 Jan 2015, 18:39

Boas, de que anos é que andas a ver?

vmoreira

Mensagem  baleo em Ter 13 Jan 2015, 18:49

Já está cá em casa.... Uma EXC de 2004. 
Não está perfeita mas como já era para desmontar toda, acabou por funcionar a meu favor no negociar do preço.
Posteriormente crio um tópico....
Thanks

baleo

Mensagem  Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 19:50

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: