Compra de DRZ 400

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Compra de DRZ 400

Mensagem  Melodies em Seg 16 Fev 2015, 18:23

Boas,

parabéns pelo fórum  Very Happy

Estou seriamente a pensar em comprar uma SM mas não quero chatices de fazer revisão a cada X depósitos... daí ponderar comprar uma DRZ400 pois pelo que parece faz revisões a cada 5000kms.

Preciso da vossa ajuda sobre a mudança para SM, o vendedor diz que a roda traseira é só colocar o pneu de SM e a jante da frente é uma mais pequena com o respectivo cubo e que essa ele tem à parte.

O que vocês acham? É mesmo assim? Basta colocar a jante da frente, um par de pneus SM e está a andar ? 

Obrigado

Melodies

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Re: Compra de DRZ 400

Mensagem  Ricardo 32 em Seg 16 Fev 2015, 20:01

Depois tens de conjugar a transmissão para estrada. Mas nada melhor que o user Kaiser daqui do fórum para te explicar tudo direitinho

Ricardo 32

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Re: Compra de DRZ 400

Mensagem  Melodies em Seg 16 Fev 2015, 20:04

Obrigado pela dica.

Já desvendei o mistério e afinal é uma SM de origem... ele é que meteu uma jante 21 à frente para ir para o mato...

Melodies

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Re: Compra de DRZ 400

Mensagem  André D. em Seg 16 Fev 2015, 21:56

Acho que so tens  de meter rodas 17 e adaptar a transmissão.

DRZ400 muito boa mota(pelo que dizem) espero um dia ter uma.

André D.

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Re: Compra de DRZ 400

Mensagem  kaiser em Dom 29 Mar 2015, 02:05

Melodies escreveu:Boas,

parabéns pelo fórum  Very Happy

Estou seriamente a pensar em comprar uma SM mas não quero chatices de fazer revisão a cada X depósitos... daí ponderar comprar uma DRZ400 pois pelo que parece faz revisões a cada 5000kms.

Preciso da vossa ajuda sobre a mudança para SM, o vendedor diz que a roda traseira é só colocar o pneu de SM e a jante da frente é uma mais pequena com o respectivo cubo e que essa ele tem à parte.

O que vocês acham? É mesmo assim? Basta colocar a jante da frente, um par de pneus SM e está a andar ? 

Obrigado
Espero ainda ajudar em alguma coisa Very Happy. Ou para o próximo que também queira uma DRZ Very Happy. Eu tenho uma DRZ mas a minha é a E (Enduro), existe também a S e a SM. Optei pela E porque as que sairam entre 2000 e 2006 vem com um carburador e arvore de cams mais potente e os preços delas são mais baixos que as DRZ400SM. A SM pode ficar com a mesmo potencia da E mas para isso tem que se trocar carburador e arvore de cams e cortar a caixa do filtro para a mota respirar melhor. Optei pela E porque é mais facil montar um par de rodas SM nos cubos originais da E do que andar a mexer em carburadores ...
Este link mostra que carburadores vem em cada modelo. 
http://www.drzparts.com/2011/01/drz400-carb-models-and-differences-fcr-cv/

Quanto a modificar uma E para SM o essencial é as rodas 17 (largura: 3.5 frente 4.25 tras) e meter um disco maior na frente e um bom par de pneus. O pessoal pode ter uma mota com muita potencia mas se não conseguir tirar partido da potencia não adianta muito e os pneus fazem a diferença. Depois se andar muito em cidade/fila é meter uma ventoinha no radiador. E meter a relação mais longa, a minha mota está a chegar perto dos 160 mas ainda está curta, a relação das SM é mais longa, logo mais saudavel para o motor.
Se for tipo evolução de uma mota 50/125 para uma DRZ eu acho que a DRZ400SM é boa mota e chega perfeitamente. 

Tem aqui o topico da minha, não está SM mas ando só na estrada com ela na mesma e já fiz 6000 kms com a mota e gostei bastante. 
http://supermoto-portugal.motionforum.net/t9403-suzuki-drz-400-e-kaiser-ja-com-autocolantes-pagina-2-13-05-2014


Fica aqui um video de um amigo meu que não sei o nome dele aqui no forum que tem uma DRZ400SM totalmente stock e em que se nota bem a diferença para a minha E.
A minha nao chega aos 160 e a dele deve passar dos 160 mas a minha mesmo assim a minha foge-lhe.
A DRZ400E sendo mais bruta que a SM tem uns intervalos mais curtos de manutenção mas longos comparados com as 450cc(CRF/RMZ/EXC...).
Mais algumas duvidas é só falar. 

kaiser

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Re: Compra de DRZ 400

Mensagem  Melodies em Qui 02 Abr 2015, 17:05

Excelente resposta, obrigado.

Tirando as DR-Z 400 que têm manutenção mais espaçada, que outras marcas ou modelos posso ver?

Isto porque não tenho tempo para andar a fazer manutenção a cada X depósitos...

Melodies

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Re: Compra de DRZ 400

Mensagem  kaiser em Qui 02 Abr 2015, 19:11

Melodies escreveu:Excelente resposta, obrigado.

Tirando as DR-Z 400 que têm manutenção mais espaçada, que outras marcas ou modelos posso ver?

Isto porque não tenho tempo para andar a fazer manutenção a cada X depósitos...
Sinceramente ao nivel da DRZ não conheço assim motas com essa longevidade a não ser as XT660X e XT600 que são mais parecidas com a DRZ400SM (a maneira como a mota responde é menos bruta), eu prefiro a DRZ400E mesmo por ser mais bruta, mas são gostos, as XT600E e XT660X são motas que se manter a rotação certa a mota anda bastante bem e são concerteza mais confortavéis que a DRZ .
Quanto a "não tenho tempo para andar a fazer manutenção a cada X depósitos..."  qual é o problema? Andar sempre a ver quantos depositos fez ou ter de andar atento? Eu no meu caso não funciono por depositos, meti um conta kms de bicicleta na mota e assim sei qts kms faço, tenho ideia de médias de consumo, velocidade média que a mota fez ...
Eu falei das XT's mas tb só andei uma vez numa 600, a 660 nunca andei mas já andei numa yamaha MT-03 que tem o mesmo motor.

kaiser

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Re: Compra de DRZ 400

Mensagem  Melodies em Qui 02 Abr 2015, 21:29

Seria mota para algum uso diário também, então não justifica serem motas com manutenção pouco espaçada...

A XT600 ou XTX660 parecem-me mais pesadas uns 50Kg e aquele motor também não me inspira confiança.

Melodies

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Re: Compra de DRZ 400

Mensagem  kaiser em Qui 02 Abr 2015, 21:51

Melodies escreveu:Seria mota para algum uso diário também, então não justifica serem motas com manutenção pouco espaçada...

A XT600 ou XTX660 parecem-me mais pesadas uns 50Kg e aquele motor também não me inspira confiança.
As XTX660 é bem pesadita, a minha DRZ deve estar nos 116kgs, de origem é susposto terem 118kgs as E e 133 as SM, a minha deve pesar menos 2.5kgs pq tem escape completo CRD e também a  optica que tenho deve ser mais leve que a de origem, mas depois tem farolim/matricula e proteções de radiador que acrescem peso. 
A XTX660 pesa cerca de 173 kgs, por isso ainda é uma boa diferença. A vantagem da XTX para a minha DRZ é ser mais baixa e logo se apoio melhor o pé, tenho 1,74m e no outro sabado aterrei para o lado pq a mota é alta e só chego com um pé ao chão. Se meteres rodas SM na E fica perfeita, boa altura e "levezita".
Quanto ás XT's não inspirar confiança não posso dizer nada pq nunca tive nenhuma, mas das Yamaha's que tive que foram praí 7(todas 50 e 125cc) tenho bem a dizer delas.
Melhor maneira é também ir aos topicos das marcas nos forums e ver o que o pessoal diz das suas motas e os problemas que tem.
Para uso diário aconselho a DRZ400SM em vez da minha porque é uma mota mais suave e por isso penso que não tenha tanto desgaste.

Fica aqui um videozinho da minha só para meter vicio a ver se desvio mais um para o grupo das DRZ's apesar que estou a vender para comprar uma 450 possivelmente xD. 


kaiser

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Re: Compra de DRZ 400

Mensagem  Melodies em Dom 05 Abr 2015, 04:26

Obrigado pela ajuda

Melodies

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Re: Compra de DRZ 400

Mensagem  rafael cotrim em Dom 05 Abr 2015, 10:58

Quer um conselho honesto e não desfazendo do acima referido. Compre uma KTM...
As XTX drz são boas motas mas pode-se correr o risco de depois já não meter muita piada andar com o tempo.
Acima de tudo compre uma mota que lhe agrade a 100%, é que por vezes não escolhe-mos o mais racional e ficamos insatisfeitos
(falo por experiência própria)

rafael cotrim

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Re: Compra de DRZ 400

Mensagem  Melodies em Seg 06 Abr 2015, 00:23

Sem duvida... mas simplesmente não me vejo de mês a mês ou de 2 em 2 meses a ir fazer revisões e afinar válvulas e etc...

Mas obrigado pela dica

Melodies

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Re: Compra de DRZ 400

Mensagem  rafael cotrim em Seg 06 Abr 2015, 08:54

trocar um óleo não é muito difícil, por exemplo. 
Como a mota se torna um objecto tão pessoal é um gosto fazer essas pequenas coisas (ou grandes) Very Happy Very Happy

rafael cotrim

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Re: Compra de DRZ 400

Mensagem  Melodies em Ter 07 Abr 2015, 01:53

Revisões de óleo e filtro é fácil, afinar válvulas e afins é que não é a minha praia...

Melodies

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Re: Compra de DRZ 400

Mensagem  kaiser em Ter 07 Abr 2015, 02:03

Melodies escreveu:Revisões de óleo e filtro é fácil, afinar válvulas e afins é que não é a minha praia...
Uma DRZSM é aos 24000 kms que se tem de ver as valvulas. Em termos de comodismo prefiro as motas a 4 tempo já que não tem que se andar com o oleo se se fizer voltas  maiores e não deixam cheiro a fumo .
Fiz esta tabela para ter uma ideia do que tenho de fazer se evoluir para uma CRF450X que é de enduro também mas mais "Ready to Race" que a DRZ. 
Dá bem para se ter uma noção da manutenção e também da quantidade de oleo (quanto maior menor a probabilidade de ficar sem oleo no motor e ele avariar) .

kaiser

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Re: Compra de DRZ 400

Mensagem  rafael cotrim em Ter 07 Abr 2015, 06:40

A CRF450X talvez não seja a melhor escolha. É demasiado "racing", por que não uma Ktm 525 exc ou uma coisa da género.
Motas a dois tempos só tem um contra, os consumos...

rafael cotrim

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Re: Compra de DRZ 400

Mensagem  OldMan em Ter 07 Abr 2015, 12:55

Melodies escreveu:Sem duvida... mas simplesmente não me vejo de mês a mês ou de 2 em 2 meses a ir fazer revisões e afinar válvulas e etc...

Mas obrigado pela dica
Também há KTM na mesma onda das XTX/DRZ (para melhor na minha opinião). Procura pelas SMC, sejam 625, 640 ou 690. Basicamente qualquer uma com motor LC4 terá revisões espaçadas.

OldMan

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Re: Compra de DRZ 400

Mensagem  kaiser em Ter 07 Abr 2015, 19:49

OldMan escreveu:
Melodies escreveu:Sem duvida... mas simplesmente não me vejo de mês a mês ou de 2 em 2 meses a ir fazer revisões e afinar válvulas e etc...

Mas obrigado pela dica
Também há KTM na mesma onda das XTX/DRZ (para melhor na minha opinião). Procura pelas SMC, sejam 625, 640 ou 690. Basicamente qualquer uma com motor LC4 terá revisões espaçadas.
KTM 690 SMC é das melhores motas para quem não quer saber de manutenções, unica senão é que muito povo não tem orçamento para elas Very Happy .
As 625 e 640 tem o mal que vibram, de resto tem tambem as manutenções espaçadas como referido .

kaiser

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Re: Compra de DRZ 400

Mensagem  pedrowr125x em Ter 07 Abr 2015, 22:13

kaiser escreveu:
OldMan escreveu:
Melodies escreveu:Sem duvida... mas simplesmente não me vejo de mês a mês ou de 2 em 2 meses a ir fazer revisões e afinar válvulas e etc...

Mas obrigado pela dica
Também há KTM na mesma onda das XTX/DRZ (para melhor na minha opinião). Procura pelas SMC, sejam 625, 640 ou 690. Basicamente qualquer uma com motor LC4 terá revisões espaçadas.
KTM 690 SMC é das melhores motas para quem não quer saber de manutenções, unica senão é que muito povo não tem orçamento para elas Very Happy .
As 625 e 640 tem o mal que vibram, de resto tem tambem as manutenções espaçadas como referido .
a 690 tambem vibra, é uma mono à mesma. aliás a 690 é uma mota que tens de andar em cima porque costuma beber oleo, não é uma mota que é pegar e andar

pedrowr125x

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Re: Compra de DRZ 400

Mensagem  Melodies em Qua 08 Abr 2015, 01:07

Então fico sem alternativas fiáveis à DRZ  Very Happy

Edit

A 690 SMC parece-me muito fixe  Twisted Evil

139,5Kg
63cv
65nm

Ponteira e remap...

Para quem vem de motas desportivas, esta mota é de fácil adaptação ?

Melodies

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compra-de-drz-400

Mensagem  pedro fernandes em Qua 08 Abr 2015, 18:52

A KTM 690 seja ela duke,sm ou smc sao super fiaveis e económicas o único senão e que de origem em baixas vibram um pouco mas nada que um remap um escape e um filtro nao resolvam Wink

pedro fernandes

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Compra de DRZ 400

Mensagem  pedro fernandes em Qua 08 Abr 2015, 18:55

Quanto a beber óleo todos os motores actuais bebem mas nada demais e nem sei em que se baseiam para dizer isso

pedro fernandes

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Re: Compra de DRZ 400

Mensagem  pedrowr125x em Qua 08 Abr 2015, 20:01

pedro fernandes escreveu:Quanto a beber óleo todos os motores actuais bebem mas nada demais e nem sei em que se baseiam para dizer isso
até houve alguem do forum que teve problemas com isso. esqueceu-se de ver regularmente o nivel e deu porcaria. os LC8 são normais beber oleo, agora TODOS os motores beberem oleo não, beber ao ponto de se notar normalmente não. só se for uso em cidade constante, e muitos ciclos de temperatura.

pedrowr125x

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Re: Compra de DRZ 400

Mensagem  kaiser em Qua 08 Abr 2015, 20:40

pedrowr125x escreveu:
pedro fernandes escreveu:Quanto a beber óleo todos os motores actuais bebem mas nada demais e nem sei em que se baseiam para dizer isso
até houve alguem do forum que teve problemas com isso. esqueceu-se de ver regularmente o nivel e deu porcaria. os LC8 são normais beber oleo, agora TODOS os motores beberem oleo não, beber ao ponto de se notar normalmente não. só se for uso em cidade constante, e muitos ciclos de temperatura.
DRZ400E que tenho consome oleo apenas se andar mesmo a derreter ou ainda noto mais em filas de transito (a minha mota nem ventoinha tem), já fiz 3000kms a andar tanto de gás e devagar e sem ter de adicionar oleo. As 690 acho estranho beber assim tanto oleo, mas tambem não tenho experiencia de andar em uma  Crying or Very sad  .

kaiser

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Re: Compra de DRZ 400

Mensagem  pedro fernandes em Qua 08 Abr 2015, 20:45

todos os construtores recomendam verificar oleo regularmente e ate a carros e motas em que tens de meter 1l a cada x kms  Wink quanto a motores darem raia por falta de oleo isso nao e um problema do motor mas do dono dele agora o motor da duke 690 e dos monocilindricos mais fiaveis que existe comprovado por toda a critica :)e nao baseado em conversa de bancada

pedro fernandes

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Re: Compra de DRZ 400

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